Portal Você Online

Dia das Mães: cemitérios liberados para visitas Manaus

Trânsito no entorno será alterado e uso de máscara obrigatório

Em regime excepcional, a Prefeitura de Manaus liberou a visitação aos dez cemitérios públicos de Manaus para o Dia das Mães, a partir desta sexta-feira (7) até domingo (9). entre 6h e 20h.

Desde as primeiras horas da manhã de hoje o movimento já é grande com a movimentação de vendedores ambulantes, pedestres e o trânsito já é lento no entorno dos principais cemitérios da cidade como o Parque Tarumã e São João Batista.

Devido a pandemia, há um ano a visitação a esses locais está proibida. O decreto de liberação excepcional foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

De acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) foi montado todo um esquema logístico com equipes de saúde, trânsito, ambulantes e outros cuidados.

Entre as medidas adotadas está a proibição da circulação de veículos e pessoas sem uso de máscara, além de demais medidas adotadas orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O secretário da Semulsp, Sabá Reis, informou ainda que a abertura foi pranejada junto com todas as áreas do Executivo municipal, e conta com a consciência e o bom senso da população.

“Iremos abrir para que as pessoas que tenham seus entes queridos aqui sepultados e não puderam vir neste prazo de um ano possam visitar as sepulturas. Mas pedimos cautela. Que evitem vir em grandes grupos e também em se estenderem por muito tempo nas visitações”, ressaltou.

Trabalho conjunto – Nesses três dias, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) vai colocar 140 agentes de trânsito para monitorar o trânsito no entorno dos principais cemitérios da cidade, a partir da meia-noite de domingo, (9), Dia das Mães. A medida vai melhorar o fluxo de veículos e a segurança de pedestres.

Nas áreas interditadas haverá orientação para desvios e opções de itinerário. Em outros cemitérios, os agentes de trânsito farão o monitoramento com o apoio de viaturas e motocicletas.

Veja como fica o trânsito nos principais cemitérios:

São João Batista – A rua Maceió, na zona Centro-Sul, será interditada à meia-noite de sábado, no trecho entre a rua Domingos Lima (atrás do Reservatório do Mocó) e a avenida Álvaro Maia.

O fluxo será desviado à direita para a rua Domingos Lima e, posteriormente, à esquerda para a rua Santos Dumont, em direção à avenida Álvaro Maia. No sentido Centro/bairro, a Maceió será interditada somente no horário da missa (18h), no trecho entre a avenida Álvaro Maia e a rua Domingos Lima.

A avenida Álvaro Maia será também interditada à meia-noite de domingo no sentido Praça 14/Compensa, no trecho entre as ruas Maceió e Santos Dumont. O desvio será à esquerda para a rua Major Gabriel, permanecendo a direita livre para a rua Maceió em direção à avenida Darcy Vargas, até o horário da missa, às 18h.

Santa Helena – O fluxo de veículos nos corredores próximos ao cemitério Santa Helena, no bairro São Raimundo, zona Oeste, terá as seguintes alterações: a rua São Sebastião será interditada a partir da meia-noite de domingo, no trecho entre as ruas São Vicente e Jerônimo Ribeiro, atrás do cemitério.

Nossa Senhora de Aparecida (Tarumã) – A avenida do Turismo, zona Oeste, não será interditada. Apenas os retornos no canteiro central em frente ao cemitério serão fechados. Não será permitido o estacionamento de veículos na parte interna do cemitério, somente está permitida a entrada de carros fúnebres. Os veículos têm como opção de estacionamento o lado direito da via pública, em ambos os sentidos, respeitando a área frontal do cemitério para a travessia dos pedestres.

São Francisco – No Cemitério São Francisco, bairro Morro da Liberdade, zona Sul, a rua Coronel Pedro de Souza será interditada a partir das 5h da manhã de domingo, entre as ruas São Benedito e Brasília.

Ações – Durante os dias liberados para visitação nos cemitérios, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) vai garantir, de 8h às 20h, a ambientação sonora das áreas internas de seis cemitérios da cidade, proporcionando um maior acolhimento às famílias.

Haverá, também, a parceria da Casa Militar, das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminf), de Saúde (Semsa), e de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), além do Fundo Manaus Solidária.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *