Pela primeira vez, evento terá foco no comércio online
Lojistas de todo o Brasil promovem, nesta quinta-feira (4), o Dia Livre de Impostos, evento no qual se comprometem a vender produtos com descontos no valor normalmente consumido por taxas de tributação. A iniciativa é organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL).
A lista de participantes da ação tinha 836 lojas, de 144 cidades de 18 estados brasileiros. Informações sobre as lojas participantes estão disponíveis no site oficial da campanha.
Representantes de mais de 30 setores de comércio aderiram ao Dia Livre de Impostos de 2020, incluindo lojas de brinquedos, eletrônicos, eletrodomésticos, vestuário, livrarias, restaurantes e outros. Em sua 14ª edição, o evento pela primeira vez será voltado ao comércio online, em meio à pandemia do novo coronavírus.
Os descontos, portanto, devem ser disponibilizados nos canais digitais das lojas a partir desta quinta-feira (4). Caso haja interesse dos lojistas, as promoções podem ser estendidas até o dia 7.
O Dia Livre de Impostos nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país”, diz texto da organização do evento.
Segundo os organizadores, “em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. E está em último como país que melhor retorna o dinheiro para a população.
O brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos. Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente.
As entidades por trás da iniciativa afirmam que seu objetivo é conscientizar “os consumidores quanto ao real impacto dos impostos em suas vidas e aumentar o seu poder de consumo por um dia”.