
Em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia, a escola de filosofia Nova Acrópole, por meio de sua unidade em Manaus, promove uma série de atividades culturais e educativas. Mantendo as reflexões sobre o tema “A Busca da Unidade para Além das Diferenças”, a iniciativa propõe ações que reforçam o papel da filosofia na construção de sociedades mais justas, conscientes e humanas.
A programação busca destacar a relevância da filosofia como ferramenta de transformação individual e coletiva, capaz de promover diálogos significativos, fortalecer valores universais e cultivar a convivência respeitosa entre diferentes culturas, ideias e modos de vida.
Programação em Manaus
Em Manaus, a programação acontece no sábad (29), na sede da organização, localizada na Rua Teresina, nº 75, Adrianópolis. Aberto ao público, o evento oferece uma agenda diversificada que abrange atividades voluntárias, artísticas e palestras, buscando formas de encontrar a verdadeira fraternidade, símbolo de união entre culturas e costumes diferentes.
O evento tem início durante a manhã, com atividade voluntária na praça da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, próximo ao Parque Amazonense, às 8h.
À tarde, às 16h, será realizada a Oficina de Ikebana e Arranjos Florais, com valor de R$ 70 e vagas limitadas. Este é o único evento pago devido aos custos envolvidos.
A programação cultural segue com Sarau Filosófico, que será conduzido por meio da roda de violão, às 18h, com participação livre do público presente, seguido de apresentações artísticas, às 18h45; e a palestra magna com o tema “Inteligência Artificial e a Consciência humana”, marcada para às 19h15.
O evento em Manaus contará ainda com venda de livros, ações beneficentes, café e muita conversa e convivência.
A busca pela Unidade
Nova Acrópole vem trabalhando o tema “A Busca da Unidade para Além das Diferenças”em seus grandes eventos como as Semanas da Terra, da Arte e o Dia Mundial da Filosofia por entender que convergências e equilíbrio são ideias que podem ser vividas de forma prática por cada um.
Para ilustrar essa busca, são citados filósofos do Oriente e do Ocidente, como Rumi, Khalil Gibran, Plotino, Helena Blavatsky, Platão e Buda, que deixaram “pegadas nesta trilha de encontrar uma forma mais feliz de viver”.
“Todos esses pensadores evidenciaram, sob sua linguagem, a consciência humana como um elemento unificador, profundo e essencialmente comum a todos. A inteligência artificial evidencia aquilo que é puramente mecânico, calculável e separado.
O contraste entre essas duas dimensões ilumina a necessidade de buscarmos unidade para além das diferenças, tanto para orientar a tecnologia quanto para reconhecermos nossa verdadeira natureza”, afirma Steffanie Schmidt, professora e voluntária da Nova Acrópole Manaus.
O Dia Mundial da Filosofia
O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com o objetivo de valorizar o pensamento crítico, o diálogo e a busca pelo conhecimento.
A Nova Acrópole celebra a data desde 2002, reafirmando seu compromisso com a educação filosófica como caminho para o desenvolvimento integral do ser humano.


