O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) divulgou nota informando que irá decretar situação de emergência apenas para a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Manacapuru, que sofreu avarias em sua estrutura com o desabamento do barranco do Porto da Terra Preta, à margem do Rio Solimões, em Manacapuru (AM).
No último dia 8, o diretor de Infraestrutura Aquaviária do Dnit, Erick Moura, disse à CNN Brasil que, devido ao risco de deslizamento em outros municípios do Amazonas, que iria decretar situação de emergência em todos os portos federais do Amazonas, como medida a evitar o mesmo desastre que ocorreu em Manacapuru.
A nota do Dnit diz que a IP4 de Manacapuru está temporariamente desativada para avaliar a extensão dos danos, os riscos que ainda podem comprometer a segurança da estrutura e proceder com os reparos necessários.
E afirma que a decretação de emergência para a infraestrutura aquaviária no estado do Amazonas não é necessária pois a autarquia possui programas que têm como objetivo o desenvolvimento de contratos eficientes de recuperação, operação, manutenção e regularização de estruturas sob sua responsabilidade.