
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit ) informa que voltará a fiscalizar o peso de veículos de carga na balança do km 884 da BR‑174, no sentido Boa Vista–RR a Manaus, a partir da próxima segunda-feira (21).
Desde terça-feira (15), o órgão realiza uma ação educativa no local. Durante esse período, os caminhoneiros têm a oportunidade de verificar o peso de seus veículos sem aplicação de multas, podendo se adequar às normas antes do início da fiscalização efetiva.
O Dnit utilizará UMO (Unidades Móveis Operacionais) equipadas com balanças portáteis estáticas e balanças móveis dinâmicas, além de outros sistemas e equipamentos associados para a pesagem e coleta de dados. A fiscalização no trecho havia parado em abril de 2024.
A ação visa coibir o excesso de peso, que pode causar danos significativos à malha rodoviária, aumentar o risco de acidentes e comprometer a segurança e o conforto dos usuários da via.
Conforme o Dnit, a iniciativa busca reduzir acidentes, evitar danos à malha rodoviária e preservar a segurança viária. Para isso, serão utilizadas unidades móveis operacionais equipadas com balanças portáteis e dinâmicas, além de sistemas de coleta de dados.
A retomada da pesagem está amparada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). O órgão recomenda que motoristas de caminhões e carretas façam a verificação prévia do peso de seus veículos, evitando autuações e contribuindo para um trânsito mais seguro e eficiente na BR‑174.