
Policiais da Base Arpão apreenderam um adolescente de 17 anos e prenderam um homem de 38 anos, transportando quatro quilos de maconha numa embarcação em Coari (363 km de Manaus). A droga foi avaliada em R$ 30 mil.
Os agentes da base particpavam da “Operação Hórus” de fiscalização de rotina nos barcos que trafegam pelo Rio Solimões. A droga foi encontrada por volta das 5h, no barco de passageiros “Estrela de Davi”, que faz a linha até Manaus.
A maconha foi localizada com o apoio da cadela policial Jade, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPcães), que farejou a erva numa sacola encoberta por uma blusa com um forte cheiro de café (para tentar enganar o cão farejador), escondida no banheiro masculino do barco.
“Verificamos pelo sistema de câmeras que tinha envolvimento do zelador e do menor. Foi dada a voz de prisão e o procedimento policial foi instaurado”, destacou o Major Wallason Lira, que coordena esta edição da Base Arpão.
Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a Base Arpão atua de forma integrada com efetivos das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Federal, Força Nacional, Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A ação ocorre em conjunto com a Operação “Hórus”, um dos eixos do Programa Nacional de Segurança de Fronteiras e Divisas (Vigia), do Ministério da Justiça. Denúncias podem ser feitas ao 181, o disque-denúncia da SSP. O serviço é gratuito e disponível para todo o estado.


