
O título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians neste domingo (21) colocou Dorival Júnior no topo da história do torneio. Com a conquista, o treinador chegou ao quarto título e igualou Luiz Felipe Scolari, o Felipão, como maior campeão da competição.
Felipão venceu a Copa do Brasil por Criciúma (1991) e Grêmio (1999), além de dois títulos pelo Palmeiras (1998 e 2012). Já Dorival levantou a taça com quatro clubes diferentes. Foi campeão com o Santos em 2010, com o Flamengo em 2022, com o São Paulo em 2023 e, agora, com o Corinthians.
A conquista também igualou o Corinthians a outros clubes com quatro títulos do torneio. O time alvinegro já havia sido campeão em 1995, 2002 e 2009.
Antes de chegar ao Parque São Jorge, Dorival venceu a Copa do Brasil por dois grandes rivais corintianos. Em 2010, comandou o Santos de Neymar ao título sobre o Vitória. Em 2023, levou o São Paulo à inédita conquista ao vencer o Flamengo na final. Pelo clube carioca, também foi campeão em 2022, temporada em que conquistou a Libertadores.
Apesar dos resultados, Dorival deixou o Flamengo ao fim de 2022 e seguiu para o São Paulo, de onde saiu para assumir a seleção brasileira. Demitido pela CBF em março, foi contratado pelo Corinthians em abril, em meio a uma grave crise institucional.
Mesmo com campanha irregular no Campeonato Brasileiro, encerrado na 13ª colocação, o treinador ganhou respaldo com o título nacional. O contrato de Dorival Júnior com o Corinthians vai até o fim de 2026.
Durante a temporada, o técnico reclamou publicamente da falta de reforços. O clube acabou punido com transfer ban, e o único jogador contratado sob seu comando foi o atacante Vitinho, anunciado pouco antes da punição da Fifa entrar em vigor.


