Iniciativa foi lançada em evento com a participação do governador Wilson Lima e do ministro do MCTI, Marcos Pontes

Empresas no Amazonas já podem se inscrever no edital “Bioeconomia e Transformação Digital na Amazônia”, iniciativa do governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que destinará R$ 30 milhões em recursos de subvenção econômica para projetos de inovação nos temas de Bioeconomia e Transformação Digital.
O objetivo da seleção é promover o crescimento econômico e social sustentável da Amazônia brasileira.
O edital foi lançado na tarde de ontem (4), em Manaus com a participação do governador do Amazonas, Wilson Lima, e do ministro do MCTI, Marcos Pontes, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no Distrito Industrial da capital amazonense.
Para Wilson Lima, a seleção se junta aos esforços feitos pelo Estado para estimular o desenvolvimento sustentável no Amazonas.
“Tenho conversado muito com a nossa equipe da Fapeam para que os nossos investimentos sejam para todas as vertentes, sobretudo para a bioeconomia. Nós temos um potencial muito grande em cadeias produtivas como a do açaí, temos o manejo do pirarucu e de outras riquezas e produtos da natureza, que podem ser comercializados e revestidos em renda para a nossa população”, disse o governador.
“Biodiversidade transformada em economia, isso é gigantesco, é uma coisa que não dá para mensurar. A gente precisa transformar isso em nota fiscal e empregos”, destacou o ministro Marcos Pontes.
Ainda segundo Pontes, o processo vai começar com a aplicação de editais “nas nossas empresas de biotecnologia instaladas no local que vão gerar empregos, vão transformar o conhecimento em produtos, investindo nos nossos pesquisadores que trabalham 24h, sete dias por semana, em condições difíceis no meio da Amazônia”.
Propostas
Na linha técnica Bioeconomia da Amazônia, serão apoiadas ações de inovação aderentes aos seguintes subtemas: Agroindústria; Bioenergia; Biomateriais; Higiene, Perfumaria e Cosméticos; e Saúde.
E na linha técnica Transformação Digital da Amazônia, serão aceitos projetos ligados a: Agroindústria; Educação; Indústria; Monitoramento Ambiental; Saúde; Logística; Saneamento Ambiental; Segurança Pública; Blockchain; Computação em Nuvem; Comunicação Máquina-a-Máquina (M2M); Comunicações Avançadas 5G; Gêmeos Digitais; Geolocalização; Georreferenciamento; Instrumentação/Sensor Inteligente; Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Manufatura Aditiva; Manutenção Preditiva; Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista; e Robótica Avançada.
Avaliação
A seleção de empresas para apoio financeiro, por meio do edital “Bioeconomia e Transformação Digital na Amazônia”, será realizada em duas rodadas de avaliação, conforme cronograma da Finep. A data limite para envio das propostas é 18 de março.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Financiadora, na seção Chamadas Públicas, no link: https://bit.ly/35P6IEK.


