Portal Você Online

Efeito Covid: Corujas fazem ninho na areia da Ponta Negra

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-44-1024x498.png

Duas corujas foram flagradas fazendo um ninho na areia da praia da Ponta Negra, esta semana, em Manaus. Um dos cartões postais da cidade, o lugar está temporariamente interditada devido o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.

Não é a primeira vez que repteis, peixes, aves e animais dão o ar de sua graça no local. Em abril, tartarugas colocaram ovos na praia e arraias passaram a frequentar a área, além de um família de bichos preguiças adotar as árvores do calçadão da orla como moradia.

Sem frequentadores e sem o tradicional intenso movimento, limitado pelas medidas restritivas impostas pelo decreto municipal que proíbe aglomerações, o cartão postal da cidade ganhou um ar de tranquilidade onde animais tem se sentido mais a vontade para procurar. Aos poucos eles tem voltado ao antigo habitat natural, hoje tomado pelo crescimento urbano da cidade naquela região.

A cena das corujas na praia durante o dia chamou a atenção e foi registrada por funcionários e guardas municipais que trabalham no local. Os pássaros fizeram um ninho na praia. A espécie seria da coruja buraqueira (Athene cunicularia), mais comum e conhecida no Brasil. É uma ave de hábitos diurnos, mas que faz ninhos em tocas no chão, inclusive na areia.

A cena chamou a atenção e foi registrada pelo celular por funcionários municipais e guardas que trabalham no local. Segundo o funcionário do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), responsável pela administração do local, José Antônio, o ninho apareceu após a interdição.

“Elas usaram a areia, uma cavidade, e ficam monitorando. Ainda não vimos filhotes porque elas ficam agitados quando alguém se aproxima. Estão cuidando da prole”, diz o servidor do Implurb.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-45.png
Casal de corujas fazendo ninho na areia da praia da Ponta Negra. Foto: Divulgação/Implurb

A Ponta Negra está com a praia interditada desde o dia 22 de março. A medida é parte do decreto municipal para estimular o isolamento social e proteger a população do contágio do vírus.

O comércio na região da praia e calçadão está fechado, as pessoas proibidas de circular em grupos e algumas linhas de ônibus estão suspensas aos aos domingos. As linhas que sofreram essas mudanças são: 120, 450, 678 e 641. Os usuários têm como opção as linhas 126 e 003, que funcionam aos domingos.

“Estamos orientando, fazendo campanhas e buscando coibir de todas as maneiras a proliferação da Covid-19. A Ponta Negra segue interditada. A população precisa estar ciente de que não pode se dirigir até lá para se divertir e provocar uma aglomeração perigosa para a propagação do vírus”, diz o diretor-presidente do Implurb, Cláudio Guenka.

Para reduzir o fluxo do público no local para caminhadas e corridas, foram reduzidas e desligadas parte da iluminação pública. A prefeitura tem reforçado o pedido para que as pessoas evitem sair de casa e pratiquem atividades esportivas em público.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar estão atuando nos acessos ao complexo e balneário, orientando quem insiste em frequentar o local, sobre os riscos de aglomerações.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *