Portal Você Online

Eleição 2º turno: David Almeida 55% e Amazonino Mendes 45% em Manaus

A três dias para definir o novo prefeito de Manaus no 2º turno da eleição, a terceira e última pesquisa da Perspectiva Mercado e Opinião aponta o candidato do Avante, David Almeida, liderando com 55% dos votos válidos contra 45% do seu adversário do Podemos, Amazonino Mendes.

Essa é a última pesquisa realizada pela instituto antes no pleito do domingo (29) que vem. O segundo levantamento, realizado no dia 19, mostrava David na frente com 57% dos votos válidos contra 43% de Amazonino. Houve uma mudança de dois pontos percentuais para mais e para menos dos dois candidatos.

A direferença atual é de 10% ou 100 mil votos de vantagem de David Almeida. Um desafio para Amazonino, que tem no debate da Rede Amazônica, esta semana, para tentar uma ultrapassagem na reta final da campanha ou um fato novo que possa alterar a intenção de voto.

Segundo o CEO da Perspectiva, Durango Duarte, os votos do 1º turno dos candidatos Zé Ricardo, Ricardo Nicolau e Capitão Alberto Neto migraram para David e explicam em parte o crescimento do representante do Podemos.

“Quem está decidindo o segundo turno são os 54% dos votos do primeiro turno de quem não votou no David, nem no Amazonino. Essses eleitores votarão contra o Amazonino ou contra o David”, explica Duarte dando praticamente como certa a vitória de Almeida.

Ainda segundoDuarte, 60 a 65% dos candidatos de todos os candidatos derrotados no primeiro turno foram para David Almeida e 35 a 40% para Amazonino Mendes.

A entrevista ouviu 1.000 eleitores, nos dias 24 e 25 de novembro. A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.

O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número de identificação AM-00077/2020.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *