Portal Você Online

Pesquisa: diferença entre Amazonino e Wilson Lima é de 3,4%

Pesquisa eleitoral para o governo do Amazonas em este ano, divulgada pelo Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisa do Amazonas (ICEPAM), nesta sexta-feira (3), mostra o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) liderando a intenção de votos no primeiro turno com 29,5%, e a aproximação de Wilson Lima (União Brasil) em segundo lugar com 26,1%.

De acordo com o levantamento do instituto, a diferença de 3,4% é o percentual que separa os dois candidatos a gestão do Poder Executivo amazonense.

O resultado é relacionada a pesquisa estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados -, mostra ainda que o senador Eduardo Braga (MDB) aparece como a terceira opção dos eleitores, com 17,3%.

O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) aparece em terceiro lugar com 4,9%; em quarto a defensora pública, Carol Braz (PDT) com 3,4%; e o ex-deputado federal Henrique Oliveira (Podemos), com 2,6%, em quinto.

A pesquisa foi feita em Manaus e em sete municípios do Amazonas – Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Iranduba e Rio Preto da Eva -, entre os dias 26 de maio e 1º de junho, e tem margem de erro de 2,23%, com intervalo de confiança de 95%.

O levantamento mostrou, ainda, que 10,9% não votam em nenhum dos nomes citados ou preferem votar nulo ou branco. Outros 5,3% não souberam responder.

A pesquisa do instituto foi baseada em preceitos objetivos e lógicos, bem definidos e organizados, para entender com precisão, que este ano trouxe inovações nas pesquisas qualitativas e quantitativas, voltadas às eleições.

As pesquisas do ICEPAM são realizadas desde 2019, coordenado pela pesquisadora e empresária Erica Lima, que já tem o trabalho voltado para pesquisas de mercado.

Os pesquisadores ouviram os eleitores nas ruas, entre os dias 25 de maio e 1 de junho. A pesquisa está registrada no Superior Tribunal Eleitoral sob o número 08346/2022.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *