Corte Eleitoral também informou que 10 nomes renunciaram às candidaturas para o pleito deste ano.

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) tem 70 candidaturas para apreciar e decidir se estarão aptas a disputar o pleito deste ano. Não há prazo para a análise. Outras 523 já foram aprovadas até esta sexta-feira (2).
Entre as candidaturas já aprovadas estão as de quatro candidatos ao Governo do Amazonas: Carol Braz (PDT), Dr. Israel Tuyuka (PSOL), Ricardo Nicolau (Solidariedade) e Wilson Lima (União Brasil).
As candidaturas de Amazonino Mendes (Cidadania), Eduardo Braga (MDB), Henrique Oliveira (Podemos) e Nair Blair (Agir) ainda aguardam análise.
Outras quatro candidaturas a vice-governador também já foram aprovadas, além de quatro para o Senado, 133 para deputado federal e 378 para deputado estadual.
A candidatura aprovada é aquela considerada regular pela Justiça Eleitoral, com dados e documentação completos, e que atendeu aos requisitos para concorrer ao pleito.
Em relação às candidaturas que seguem aguardando análise – além das quatro para governador – há quatro para vice-governador, três para o Senado, 26 para a Câmara Federal e 33 para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O total de candidaturas que seguem em análise pela Corte Eleitoral é de 70.
Ainda de acordo com o TRE, 26 candidaturas já foram indeferidas – reprovadas – e não estão aptas para disputar as eleições deste ano. Desse total, sete foram para a Câmara Federal e 19 para a Aleam.
Já as candidaturas que foram indeferidas, mas os candidatos apresentaram recurso e aguardam a análise pela Corte Eleitoral são sete, sendo duas para a Câmara e cinco para deputado estadual.
Segundo o Tribunal, quando uma candidatura é indeferida significa que o candidato não reuniu as condições necessárias para o deferimento do pedido de registro pela Justiça Eleitoral.
A Corte Eleitoral também informou que dez nomes renunciaram às candidaturas para o pleito deste ano, sendo uma vaga para vice-governador, quatro para deputado federal e cinco para a deputado estadual.


