
Pesquisa de intenção de votos divulgada pela Perspectiva Mercado e Opinião, nesta quarta-feira (17), realizada entre os dias 7 e 15 de setembro, mostra o pré-candidato Omar Aziz (PSD) na frente para o governo do Amazonas, na próxima eleição do ano que vem. A pesquisa, que ouviu 5 mil eleitores em todo o estado, e também aponta um cenário indefinido para as duas vagas ao Senado em 2026.
O senador Omar Aziz aparece com 34% das intenções de voto, seguido pela ex-deputada Maria do Carmo (31%) e por Tadeu Souza (7%). Brancos e nulos somam 17%, enquanto 11% não souberam responder .
A estimativa em votos representa cerca de 848 mil eleitores para Aziz e 558 mil para Maria do Carmo, de acordo com a projeção da pesquisa.

Para o Senado, onde duas vagas estarão em disputa, o quadro é mais fragmentado. O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) aparece em primeiro, com 37%, numericamente à frente de Eduardo Braga (MDB), que tem 34%, mas dentro da margem de erro.
Na sequência, três nomes disputam espaço: Wilson Lima (20%), Plínio Valério (27%) e o Sargento Salazar (27%), que surge como novidade competitiva no cenário estadual .
A pesquisa foi realizada por telefone (sistema CATI) com amostra de 5 mil entrevistados, distribuídos proporcionalmente entre capital e interior. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento ocorre pouco mais de um ano antes das eleições de 2026 e indica que a corrida pelo governo tende a se concentrar entre Omar Aziz e Maria do Carmo. Já para o Senado, a disputa permanece aberta, com pelo menos cinco candidatos competitivos.


