O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação será realizado na capital amazonense neste sábado

A prefeitua de Manaus, vai abrir neste sábado (20), 106 unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para atender 141 mil crianças menores de cinco anos – contra a Poliomielite e 648 a imunização da multivacinação que é voltada para a população geral de até 14 anos, e que precisa completar as doses da caderneta de vacinação, caso estejam em atraso.
O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação na capital, será realizado das 8h às 16h. A meta é alcançar 95% desse público.
A campanha, realizada entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro, é uma estratégia do Ministério da Saúde para elevar o número de crianças protegidas contra doenças imunopreveníveis.
“Todas as unidades abertas pela prefeitura no próximo sábado irão oferecer as 18 vacinas do calendário básico infantil”, informou o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho.
Ele orientou as famílias a levarem as crianças aos postos de vacinação. “Estamos em um cenário de risco para a reintrodução de doenças que haviam sido eliminadas ou erradicadas e que estão voltando em razão da baixa cobertura vacinal”, alertou.
Segundo o secretário, há registros recentes de poliomielite em países que já estavam livres da doença e o aumento de casos de sarampo.
“Não vamos esperar que surja um caso de poliomielite em nossa cidade, para correr às unidades de saúde em busca da vacina, que está disponível todos os dias, o ano inteiro, em mais de 170 salas de vacina da rede pública”, disse.
Unidades de atendimento
Além das 106 unidades que estarão abertas no próximo sábado, as 171 salas de vacina das unidades da rede municipal estão abertas durante ao longo da semana.
Os endereços e horários de funcionamento dessas salas podem ser conferidos no site da Semsa, por meio do link http://bit.ly/salasdevacinamanaus.
Os endereços das 106 unidades que funcionarão no “Dia D”, juntamente com o “Sabadão da Saúde”, poderão ser consultados, também no site da secretaria: semsa.manaus.am.gov.br, a partir de quinta-feira (17).
As unidades vão atender das 8h às 16h e, além das vacinas para crianças e adolescentes, vão oferecer, dentro do “Sabadão”, exames e consultas para pessoas com suspeita ou confirmação de hipertensão ou diabetes; consultas e exames de pré-natal para gestantes a partir do primeiro mês de gestação; e coleta para o exame preventivo do câncer do colo do útero.


