Durante a operação integrada “Hefesto”, do Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus, realizada nesta quarta-feira (30) mais de 32 estabelecimentos foram vistoriados pelos policiais e agentes de fiscalização de diversos órgãos municipais e estaduais na busca de ladrões e receptadores de fios de cobres em Manaus.
Mais de uma uma tonelada de fios de cobre foram recolhidos para averiguação e oito pessoas foram presas, por não apresentarem documentos que comprovem a origem dos fios de cobre e outros produtos, como baterias de equipamentos de telefonia e tampas de bueiro. Além disso, 23 dos 32 estabelecimentos vistoriados, foram interditados por diversas irregularidades. Um inquérito policial foi aberto para apurar o suposto crime de receptação.
Entre os alvos de fiscalização, estão empresas do segmento de metalurgia e sucatas. A parceria visa apurar suspeitas de comércio irregular de equipamentos como fios de cobres e tampas de bueiros e de redes de telefonia. https://portalvoce.com/empresas-de-metalurgicas-e-sucatas-sao-alvos-da-policia-em-manaus/.
Hefesto – Nova operação integrada na área de segurança pública entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, a Operação “Hefesto” pretende coibir casos de furtos de fios de cobre e de tampas de bueiros, especialmente de empresas de telefonia.
O nome foi escolhido em referência ao deus que, na mitologia grega, representava o fogo, os metais e a metalurgia. A expectativa é inibir os crimes desta natureza.
De janeiro até abril, foram registradas 451 ocorrências de furtos de fios de cobre, segundo dados da SSP-AM. Pelo menos, 43 infratores envolvidos com o delito já foram presos, conforme números preliminares da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).
A operação “Hefesto” é uma ação integrada envolvendo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Casa Militar da Prefeitura de Manaus, Polícia Militar, Polícia Civil, Implurb, Semef, Seminf e Ageman, além de operadoras de telefonia da capital.