Portal Você Online

Médicos reúnem com Mandetta e pedem intervenção na saúde

Ministro disse ter “muita apreensão” com situação no estado


Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde
Foto: Pedro Teixeira/Agência O Globo

Em reunião tensa, o ministro da Saúde, Luiz Mandetta, negou um pedido de médicos para intervir na saúde do Amazonas e viu imagens de cirurgias sem equipamentos e doentes em estado grave.

“Estamos aqui para pedir socorro. Nosso traçado eletrocardiográfico ainda parece normal, mas já tem arritmias”, disse Mario Vianna, presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, acompanhado de representantes de cerca de 15 associações médicas. A reunião aconteceu na última quarta-feira.

Vianna projetou na sala de reuniões uma apresentação com fotos de doentes em estado grave, e de cirurgias paralisadas por falta de equipamentos. O ministro manteve o semblante fechado.

Mandetta descartou uma intervenção, e justificou que o Congresso não pode ficar impedido de votar emendas à Constituição — condição enquanto vigoram intervenções federais. A reforma da Previdência é uma delas.

“Jogaram todos os equipamentos de uma casa numa tomada só. Se uma tomada deu pau, cai o sistema inteirinho. Parece que é claramente isso. Atingiu Manaus, atingiu todos os serviços”.


afirmou Mandetta.

O ministro comparou a saúde amazonense a um carro em que “está piscando tudo o que é luz” de alerta, e disse ter “muita apreensão”. Ele relatou que no começo do ano recebeu um pedido de “socorro” do Amazonas por causa de casos de gripe, mas ele pensou que se tratava de algo “local”.

Fonte: Época Online

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *