Estado é o primeiro a usar o aplicativo do Ministério da Saúde no país
O estado do Amazonas será o primeiro do Brasil a utilizar o aplicativo piloto TrateCOV, lançado pelo Ministério da Saúde, em Manaus com a preseença do ministro Eduardo Pazuello e do governador Wilson Lima, ontem (11). O app é um protocolo clínico para fazer um diagnóstico rápido da doença.
Por um aplicativo de celular, profissionais de saúde irão utilizar um sistema de pontos que obedece rigorosos critérios médicos. Manaus será a primeira cidade a testar o aplicativo que, posteriormente, poderá ser ampliado para outros municípios.
“O diagnóstico não é do teste, é do profissional médico. O tratamento, a prescrição, é do médico. E a orientação é precoce. Essa é a orientação de todos os conselhos de medicina”, disse Pazuello, defendendo o tratamento precoce contra a Covid-19.
De acordo com a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, o aplicativo foi desenvolvido por técnicos do Ministério da Saúde e agiliza o diagnóstico de Covid-19 sem o uso de tomografias, ressonâncias ou RT-PCR, que chegam a demorar dias para obtenção do resultado.
“É um aplicativo que permite forte valor preditivo, que diz se um doente, diante de suas manifestações clínicas, tem ou não a Covid-19. E assim nós pudemos, em um período de cinco minutos de utilização do aplicativo, ofertar imediatamente para milhões de brasileiros o tratamento precoce, evitando que essas pessoas evoluam para quadros mais graves”, afirmou a secretária de Tabalho e Educação do Ministerio da Saúde, Mayra Pinheiro.
O app já está disponível nas plataformas do Ministério da Saúde.