Portal Você Online

Embaixada americana: ‘Liberdade de expressão é pilar em democracia saudável’

Embaixada dos EUA diz monitorar impasse do STF com X e cita liberdade de  expressão – Noticias R7

O impasse entre Alexandre de Moraes e o dono da rede social X, o bilionário Elon Musk, é acompanhado pela Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, de acordo com nota divulgada pela representação diplomática nesta sexta-feira (30).

“A Embaixada dos EUA está monitorando a situação entre o Supremo Tribunal Federal e a plataforma X. Ressaltamos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental em uma democracia saudável. Por política interna, não comentamos decisões de tribunais ou disputas legais”, diz uma nota divulgada pela representação americana no Brasil.

Na última quarta-feira, o ministro intimou a empresa a apresentar, em 24 horas, até 20h07 de quinta, um novo representante legal no Brasil, sob risco de suspensão das atividades da rede social no Brasil. O prazo terminou na noite de quinta-feira e nesta sexta-feira Moraes mandou suspender o X e multar em 50 mil quem acessar a plataforma por VPN – virtual private network. Em nota, o X anunciou que não vai cumprir a ordem do ministro.

A Anatel já foi notificada por Moraes. O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Carlos Baigorri, afirmou na tarde desta sexta-feira (30) que as principais operadores de telecomunicação do Brasil –Vivo, Claro e Tim– já foram notificadas da determinação do Supremo Tribunal Federal para tirar o X (antigo Twitter) do ar.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *