
Depois de dez anos de desenvolvimento, a primeira unidade do avião cargueiro KC 390 produzido pela Embraer, o maior feito na América Latina será entregue esta semana para a Força Aérea Brasileiro, que comprou 28 unidades da aeronave, gastou R$ 7 bilhões no desenvolvimento e compra do modelo. Desde o primeiro voo do cargueiro até agora, já se passaram quatro anos de testes. Uma das etapas mais importantes e difíceis nesse processo foi o reabastecimento durante o voo.
Os novos aviões irão substituir os antigos Hércules C-130, um avião projetado nos anos 60, que ainda operam no Brasil. O governo de Portugal também já adquiriu cinco KC390, que é produzido na cidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, um contrato de U$ 1 bilhão de dólares.
Medindo 35 metros de uma asa a outra e de um bico a calda ele criado a pedido da FAB e pode transportar uma tropa de 60 paraquedistas equipados e armados. O avião também faz missões de reabastecimentos de caças no ar, além de operar em regiões de difícil acesso.