
A Azul recebeu nesta quarta-feira (12) o primeiro avião de uma encomenda de 51 Embraer E195-E2. Neste ano, a empresa deve receber mais cinco unidades do novo modelo, que consome 25% menos combustível do que a versão anterior. Com a economia esperada, a empresa planeja operar em novas rotas e instalar internet wi-fi a bordo de todos os novos aviões a partir de janeiro. Durante a cerimônia de entrega do avião,
Durante a cerimônia, o presidente do Conselho da Azul, David Neeleman cobrou mais investimento no setor para permitir o crescimento dos voos. Neeleman também ironizou a repercussão em torno das companhias estrangeiras de baixo custo, que estão começando operar no Brasil.
“Vamos receber mais de 50 aviões feitos no Brasil, contratar 2.000 funcionários e estamos crescendo 30%, mas tem alguém em Brasília que fica mais feliz com o fato de que algumas empresas talvez tenham um voo por dia para o Brasil. Vamos olhar para quem está investindo de verdade no país”, disse Neeleman.
O E195-E2 é o maior avião comercial já produzido pela Embraer, com capacidade para até 146 passageiros. O avião entregue hoje para a Azul tem dez lugares a menos porque as primeiras fileiras ocupam mais espaço. Em relação à primeira versão do E195, o novo modelo ficou mais comprido, recebeu motores mais econômicos e modificações aerodinâmicas. Foram todas essas mudanças que permitiram uma redução de 25,4% no custo por assento.
O presidente da Azul, John Rodgerson, anunciou que as primeiras rotas criadas com a chegada do E195-E2 serão de Campinas (SP) para Brasília e de Campinas (SP) para Natal (RN). “Nossa meta é criar entre cinco e seis novos destinos por ano. Queremos dobrar o número de passageiros nos próximos cinco anos”, afirmou.
Ainda segundo Rodgerson, Rodgerson os aviões entregues a partir de janeiro do próximo ano já virão com internet wi-fi instalada. “Ainda não temos os preços dos planos de acesso à internet, mas vai custar perto de zero”, destacando que novo avião também promete acabar com a briga por espaço para a bagagem de mão durante o embarque dos passageiros já que bagageiro da cabine interna é mais profundo e com isso cabem mais malas.
O novo E195-E2 da Azul também ganhou melhorias na cabine de passageiros. O avião tem novas poltronas, telas maiores, nova iluminação e mais espaço para a bagagem de mão. O Espaço Azul, no qual o passageiro tem mais espaço para as pernas, ganhou mais seis assentos. Agora, são 28 lugares no Espaço Azul. Isso foi possível porque o E195-E2 tem duas saídas de emergência no meio do avião (no modelo antigo há apenas uma).
Além disso, todas as poltronas são mais finas, o que também aumenta o espaço para os demais passageiros. A tela de entretenimento, que permite assistir filmes e TV ao vivo, também é nova. Além de um pouco maior, a tela é touchscreen e conta com uma melhor definição.