Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentaram soluções tecnológicas de baixo custo para garantir a segurança alimentar durante a estiagem deste ano.
Entre as propostas, estão técnicas para a produção rápida de alimentos biofortificados e adaptados às condições climáticas adversas, como a seca.
Um dos destaques é o cultivo do feijão-caupi, que possui altos teores de ferro e zinco. Além disso, foram expostas novas soluções para as cadeias produtivas de açaí, batata-doce, milho e mandioca.
Os cientistas da Embrapa também estão desenvolvendo projetos para a produção sustentável de carne e peixe, visando ocupar menos áreas e evitar o desmatamento.
As técnicas visam assegurar a produção de alimentos mesmo em períodos de clima extremo, como a seca, para promover a sustentabilidade e a segurança alimentar no Amazonas.
Irrigação subsidiada
Para apoiar a agricultura local, o governo do Amazonas lançará um programa de irrigação subsidiada. O sistema, que custa R$ 15 mil, será subsidiado em 70% pelo estado, permitindo que pequenos produtores paguem apenas 30% do custo total.
O programa pró-calcário será intensificado para melhorar a fertilidade do solo e reduzir a necessidade de expansão agrícola.