A apreensão faz parte da operação “Chee$e e Fatiados”; os donos responderão por crimes contra a saúde pública
Uma opeeração integrada entre agentes da Delegacia Especializada em Proteção ao Consumidor (Decon) da Polícia Civil do Amazonas e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), aprendeu ontem (27) aproximadamente meia tonelada de alimentos impróprios para o consumo, numa empresa de frios, localizada no bairro Japiim, na Zona Sul de Manaus.
A operação batizada de “Chee$e e Fatiados”, autuou e fechou o estabelecimento. Os proprietários responderão pelo crime contra relação de consumo e crime contra a saúde pública. Já os alimentos apreendidos foram descartados no aterro sanitário de Manaus.
De acordo com o delegado da Decon, Eduardo Paixão, no processo de fatiamento de carnes e laticínios, as instalações internas não tinham autorização dos órgãos de controle e fiscalização, registros e serviços de inspeção, desrespeitando a legislação vigente.
Orientação – A autoridade policial orienta consumidores que tenham conhecimento sobre casos como esses, a formalizar denúncias pelo número (92) 3214-2264, o disque-denúncia da Decon, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
“Apreendemos a máquina que realizava o fatiamento dos frios, além de meia tonelada de alimentos impróprios para consumo, entre eles: bacon, queijo, calabresa e mortadela”, explicou Paixão.