A campanha vai acontecer todos os dias durante uma semana e a expectativa é conseguir mais de mil doações.

A Atem Distribuidora e o Instituto Super Doadoras estão em mais uma campanha de doação de sangue em Manaus, com o objetivo de reforçar os estoques da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) durante o período de fim de ano, quando a demanda costuma aumentar.
A mobilização segue até 20 de dezembro e tem como meta alcançar mil doações ao longo da semana.
Esta é a 22ª edição da campanha e ocorre diariamente, das 7h às 18h, na sede do Hemoam. “A ideia é que os doadores escolham o melhor dia e ajudem a salvar vidas”, diz a presidente do Instituto Super Doadoras, Silvana Reis. Segundo ela, as campanhas são organizadas com intervalos de 120 dias para garantir que mais pessoas estejam aptas a doar, respeitando os prazos estabelecidos pela legislação sanitária.
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos — menores de 18 devem estar acompanhados de responsável legal —, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. Também é exigido estar em boas condições de saúde, ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas e não ter consumido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
Mulheres podem doar a cada 90 dias, até três vezes ao ano, enquanto homens podem doar a cada 60 dias, com limite de quatro doações anuais. Pela legislação trabalhista, o doador tem direito a um dia de folga por ano, sem prejuízo salarial. A reposição do volume de sangue ocorre em até 24 horas, mas a recomposição total das hemácias pode levar até oito semanas.
O Hemoam alerta, ainda, para impedimentos temporários, como gripe, febre recente e a realização de tatuagens, piercings ou procedimentos estéticos invasivos, que exigem intervalo mínimo de seis meses antes da doação.


