Cerca de 200 famílias já foram atingidas pela enchente e a prefeitura organiza abrigos para retirar os moradores das áreas de risco
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/7/P/ZBqAhJTJuLQ4rFYKb2Aw/whatsapp-image-2024-03-04-at-15.03.06.jpeg)
Envira, no interior do Amazonas, decretou situação de emergência nesta segunda-feira (4) em razão da cheia dos rios Tarauacá e Envira. O fenômeno natural ameaça outro município amazonense, Boca do Acre, que também fica na divisa com o estado do Acre, que já registrou mais de 17 mil desabrigados pela cheia.
Segundo a Defesa Civil Municipal de Envira, o Rio Tarauacá está medindo 16,25 metros e a previsão é de que o nível suba ainda mais nos próximos dias.
O estado do Acre enfrenta uma cheia histórica em 2024. Cerca de 17 das 22 cidades acreanas estão em situação de emergência por conta do transbordo de rios e igarapés. .
A Defesa Civil informa que toda zona Rural do município foi atingida pelo fenômeno. O órgão teme que, neste ano, o rio alcance a marca da cheia recorde, registrada em 2021, quando chegou a pouco mais de 17 metros.
“Hoje, 90% de toda a nossa zona rural, que fica no Rio Tarauacá Alto e no Rio Envira Alto, já foi afetada. Todas as aldeias indígenas que ficam no Rio Tarauacá Alto também já foram atingidas pela enchente. Nesse sentido, o prefeito em exercício do município, Lira Castro, decretou situação de emergência na cidade”, explicou o chefe da Defesa Civil de Envira, Ismael Dutra, ao g1.
Ainda segundo ele, o dirigente, cerca de 200 famílias já foram atingidas pela enchente e a prefeitura organiza abrigos para retirar os moradores das áreas de risco.
“Temos um abrigo no bairro na Escola Municipal Rita Maciel para 20 famílias, onde estamos dando prioridade para os moradores dos bairros Santa Rita e Rodoviário, e também temos a Escola Futuro de Ouro para os habitantes dos bairros Várzea e Centro. Também estamos providenciando caminhões para ajudar na retirada das famílias dos locais”, informou.
“A gente fica preocupado porque o município de Feijó, que é banhado pelo Rio Envira, está registrando uma cheia histórica e toda essa água vai passar pelo município de Envira“, finalizou em entrevista ao g1.


