A cidade de Boca do Acre, no interior do Amazonas, pode ser inundado pela cheia do Rio Acre. O alerta foi feito pela Defesa Civil do Amazonas e divulgado neste domingo (3).
Além dos municípios acreanos, o Rio Acre também pode afetar o município de Boca do Acre, que fica na divisa com o estado vizinho. Segundo a Defesa Civil do Amazonas, há possibilidade de inundação tanto do Rio Acre, como do Rio Purus, caso continue a tendência de elevação das águas do Rio Acre.
Neste domingo o rio estava medindo cerca de 19,16 metros na cidade.
O órgão também pediu que a população esteja preparada para possíveis evacuações e seguir as instruções das autoridades locais.
O monitoramento constante dos níveis dos rios e a adoção de medidas preventivas visam garantir a segurança e o bem-estar da comunidade afetada.
O Acre enfrenta uma cheia histórica em 2024. Cerca de 17 das 22 cidades acreanas estão em situação de emergência por conta do transbordo de rios e igarapés. O problema também tem afetado o município de Boca do Acre, que fica na fronteira com o estado vizinho.
“[Há a] possibilidade de extravasamento, devido à passagem da onda de cheia do Rio Acre, que se encontra em elevação e acima da cota de extravasamento em Rio Branco”, disse o órgão.
A Defesa Civil também pediu que os moradores da cidade sigam as orientações do órgão e o plano de contingência municipal. O alerta vale até segunda-feira (4).