Capital amazonense está na lista das 20 cidades com o maior número de candidatos; outros nove municípios do Amazonas, que tem 59,2 mil inscritos, também estavam preparadas como polo para realização do exame

O governo federal anunciou na tarde desta sexta-feira (3), o adiamento do Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos concursos”. A prova estava agendada para ocorrer neste domingo (5), mais foi adiada devido as fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Ao todo, 2,1 milhões estão inscritas no concurso unificado. Em Manaus, 45.667 deixarão de fazer o exame, que ainda não uma nova data definida.
O Amazonas tem um total de 59.276 inscritos, de acordo com informações do Ministério da Gestão e da Inovação. Nove cidades cidades amazonenses- Coari, Itacoatiara, Lábrea, Manaus, Manicoré, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé – servem de polo para realização de provas.

A ministra da Gestão, Esther Dwek, afirmou que a nova data deve ser anunciada. “Essa decisão busca, justamente, garantir a integridade dos participantes. Além da física, também confere a segurança jurídica do concurso”, afirmou a ministra em entrevista coletiva. ‘Essa é uma decisão para atender todos os candidatos, claro que solidários ao RS, mas preserva a todos”.
Segundo a ministra, as provas já estavam nos Estados e desde a quinta-feira começaram a ser distribuídas nas cidades. 65% das cidades já haviam recebido o exame. A ideia do governo é “recentralizar” as provas após conversas com Correios, Cesgrario e Polícia Rodoviária Federal, para que as provas possam ser aplicadas posteriormente, sem necessidade de elaboração de uma nova aplicação.
“Enem dos concursos’
O Concurso Público Nacional Unificado centraliza em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. Ao todo, são 6.640 vagas em 21 órgãos públicos para a concorrência. Os candidatos foram distribuídos em 3.665 locais de prova
Os candidatos foram distribuídos em 3.665 locais de prova em 228 cidades, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição. Ao todo, estavam previstas 75.730 salas para aplicação do exame. Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos fariam as provas em um endereço até 100 km de distância de onde mora.


