Portal Você Online

Enem: o que levar e poderá cair na prova hoje

Estudantes do Amazonas participam do segundo domingo de provas no estado, que teve pela segunda vez consecutiva a maior taxa de faltosos do país no primeiro dia de prova, com 44%

A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) neste domingo (12) terá 45 questões de Matemática e 45 questões de Biologia, Física e Química em uma prova que começa às 13h30 e termina às 18h30, no horário de Brasília – uma hora a menos em Manaus. 

Para o exame deste ano, se inscreveram 3.933.992 pessoas. O índice preliminar de abstenção no primeiro domingo foi de 28,1%, um percentual dentro da média dos últimos anos. Quem perdeu a primeira prova pode fazer a segunda neste domingo.

No Amazonas, mais de 92 mil candidatos se inscreveram nesta edição e o estado teve pela segunda vez consecutiva, a a maior taxa de faltosos do país no primeiro dia de prova, com 44%.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que desde sábado (11) monitora as redes sociais para identificar rapidamente eventuais vazamentos, como houve no domingo passado, em que páginas de um dos cadernos circularam em grupos de troca de mensagens três horas antes de ser permitida a saída dos candidatos com a prova.

Horários

Os portões de todos os locais de prova são abertos ao meio-dia, no horário de Brasília, e fechados às 13h – 12h Manaus. Daí em diante, não é mais permitida a entrada de nenhum candidato. O exame se inicia então às 13h30 e se estende até 18h30.

O local de prova é o mesmo nos dois dias de prova do Enem. Portanto, basta voltar ao local em que esteve na última semana. O endereço está informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponibilizado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Atenção para não esquecer em casa o documento oficial e original com foto — valem RG, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte e Carteira de Trabalho, desde que emitida após 27 de janeiro de 1997 — e o cartão de confirmação de inscrição. Documentos digitais emitidos por aplicativos oficiais do governo também são válidos. Reproduções de documentos em fotografias não são aceitas.

De acordo com o Inep, órgão responsável pela aplicação da prova, “o participante impossibilitado de apresentar a via original de documento oficial de identificação com foto por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas desde que: apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame; e submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais”.

Em caso de doença

Os candidatos com doenças infectocontagiosas devem informar a situação em que se encontram para solicitar a reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação das provas, por meio do site do Inep. É necessário enviar um documento legível comprovando a condição, com o diagnóstico com CID-10 (lista de doença que inclui tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19), além da assinatura e da identificação do profissional com o registro e a data do atendimento.

O que pode e não pode

Qualquer material de escrita que não seja caneta esferográfica de tinta preta e transparente é proibido de ser utilizado nos locais de prova.

É proibido o uso de régua, corretivos líquidos para papel e itens não transparentes. Também não é permitido levar livros, anotações, impressos ou qualquer material que não seja fornecido pela organização do exame.

Estão vetados igualmente aparelhos eletrônicos, além de acessórios como protetor auricular, relógio de qualquer tipo, óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros, bebidas alcoólicas e cigarro.

Durante as provas, não é permitido o uso de celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico. Os aparelhos devem ser desligados e guardados num porta-objetos fornecido pelo chefe da sala.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *