Os produtos foram avaliados em R$ 5 mil e foi encontrado durante fiscalização de rotina em barco que saiu de Japurá com destino a Manaus

Policiais da Base Fluvial Arpão, durante a “Operação Hórus” como parte do Programa Nacional de Segurança de Fronteiras e Divisas (Vigia), prenderam, na manhã desta sexta-feira (12), uma enfermeira (iniciais M.R.A. 27, registro no COREN-AM 000.542.458), por transporte de medicamentos e materiais de uso hospitar, sem autorização ou comprovação de origem.
Com ela foram apreendidos mais de 100 produtos, avaliados em R$ 5 mil, encontrados durante abordagem de rotina à embarcação F /B “Gabriella Zanys”, na rota Japurá-Manaus.
De acordo com os policiais, os medicamtentos e materiais de uso hospitalar estavam escondidos na bagagem da enfermeira – que sem comprovação fiscal ou comprobatórios de origem e procedência.
Ainda segundo os agentes os produtos deveriam ser revendidos. A profissional foi encaminhada para a 10°DP de Coari/AM, que vai investigar o crime.
Operação
A abordagem ocorreu no Rio Solimões, em Coari (363 km de Manaus), por volta das 8h. Durante a vistoria em bagagens, foi encontrada a quantidade de medicamentos e materiais de uso hospitalar entre os pertences da enfermeira.
Ela foi encaminhada à Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari, onde afirmou que o material era uma doação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Maraã (a 634 quilômetros de Manaus).
Mas ela não possuía documentos da doação. A enfermeira, então, entrou em contato com a UBS do município e recebeu, por Whatsapp, um suposto termo de adoção.
A enfermeira assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que será remetido ao Ministério Público do Amazonas (MPAM), para que a situação possa ser devidamente apurada.