Portal Você Online

Especialistas explicam como economizar comprando produtos próximo ao vencimento

A diferença de preço pode chegar a 50% em relação ao mesmo produto com um maior prazo

Supermercados descartaram 210 kg de alimentos avariados, segundo Procon |  Economia | Em Pauta Online

Razões para que os consumidores fiquem atentos aos preços dos alimentos no supermercado não faltam. Por isso, vale adotar medidas para poupar na hora de realizar as compras do mês. E uma delas pode ser a aquisição de produtos próximo da validade.

Para o economista e especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, muitos mercados criam uma gôndola específica para venderem produtos próximos ao fim da data de vencimento.

 ”O objetivo dessa prática é garantir a gestão da vigência dos alimentos e bebidas nos supermercados. Para atrair os clientes, os varejistas ofertam produtos que chegam a custar até a metade do preço por estarem próximos do prazo de validade”, explica. Ele ressalta ainda que é de extrema importância que o supermercadista coloque um cartaz informando que são produtos com preços reduzidos por estarem próximos do prazo de vencimento.

 O consultor de HSE, Gabriel Arantes, conta que já adota essa estratégia há um tempo. “A primeira coisa que faço ao chegar no supermercado é procurar a gôndola de produtos próximos ao vencimento. Já fiz economias consideráveis fazendo isso. É preciso só ficar atento aos detalhes. Se tem um creme de leite que vence em cinco dias e você não pretende fazer nenhum prato que leva esse ingrediente, não vale levar. Eu prezo por alimentos de qualidade, mas a conta precisa fechar, por isso estou sempre de olho em qualquer tipo de promoção ou desconto”, conta.

 “Com a alta dos preços e a inflação, as famílias brasileiras precisam estar atentas ao controle financeiro da casa”, alerta a educadora financeira Aline Soaper. Para ajudar a população na economia doméstica, a especialista oferece dicas de como diminuir os custos no mercado.

 1º Planejar o cardápio da semana – “É preciso ter a consciência do que será preparado durante aquela semana para fazer as compras de forma mais direcionada e assertiva focando no que de fato será usado”.

2º Estabelecer o valor da compra – “É muito interessante estabelecer limites para o valor de compras. Ter uma previsão de todos os gastos mensais favorecerá um controle melhor do dinheiro”.

3º Participar de programas de fidelidade – “Também é possível aproveitar ofertas exclusivas por ter esse cadastro assim como acumular pontos e ter direito a algum desconto no valor de produtos específicos”.

 4º Resistir às promoções – “A gente ama uma promoção, né? Mas, é importante não comprar por impulso e ter um planejamento neste momento também. Será que realmente preciso daquele produto em promoção? É necessário fazer esse questionamento para não sair do orçamento”.

5º Organizar o carrinho – “É preciso separar os produtos adequadamente para ter uma visão geral do que está sendo levado e até conseguir desistir de alguns alimentos que são supérfluos e que só ajudam a engordar o orçamento”.

Sobre Leandro Rosadas

Leandro Rosadas é economista e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis, atacarejos, padarias e açougues. Formado em economia pela UFRRJ, o carioca já atuou como professor universitário e consultor no mercado de varejo. Hoje, Rosadas é considerado uma das maiores referências entre os especialistas do seu segmento, sendo responsável pela formação em gestão de mais de 7 mil proprietários de supermercados Brasil afora.

Sobre Aline Soaper:

 Fundadora do Instituto Soaper, Aline Soaper é formada em Direito, com pós-graduação em Educação Financeira e Direção e Orientação Educacional. Há sete anos, a carioca atua como educadora financeira e formadora de outros especialistas nesta área. Empreendedora desde os 17 anos de idade, Aline era proprietária de uma escola de Educação Infantil, no Rio de Janeiro, em que atendia cerca de 150 alunos e gerenciava uma equipe de 45 pessoas. Ao perceber a dificuldade dos pais em pagar as mensalidades devido aos problemas financeiros, Aline decidiu mudar de vida e se especializar no ramo de finanças pessoais. No ano de 2015, iniciou sua atuação como educadora, oferecendo atendimentos individuais, palestras, treinamentos e cursos para o público-final (empresários, analistas etc). No final de 2018, criou o Efinc, que hoje forma educadores financeiros e consultores de negócios pelo Brasil e o mundo.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *