Portal Você Online

Espetáculo de Natal destaca a importância de viver o presente

“Dê tempo ao tempo”. Essa é mensagem que o diretor Jean Palladino traz para a programação da campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a alegria é feita de magia”, com o musical “Um presente para o Natal”, que estreia nesta sexta-feira (10), às 20h, no palco do Teatro Amazonas.

Em 1h30, o espetáculo inédito narra a história de Ana (Ana Aurora/Raylla Araújo), uma menina de dez anos que, em um encontro familiar de Natal, vive uma contradição em relação ao tempo. Após encontrar um relógio antigo de seu avô, a protagonista faz uma viagem no tempo, encontrando diversos personagens durante a jornada, para entender que o principal momento para se viver é o presente.

“Esperamos que as pessoas consigam passear pelas emoções que nós, equipe, passeamos. É um espetáculo sensível, que leva da emoção ao riso, ao acalanto, para que o público sinta essa mensagem que precisamos muito viver o presente”, afirma Palladino.

E acrescenta que a expectativa é que todos estejam bem entregues, artistas, equipe técnica e público, para que, juntos, possam viver esse momento que o teatro proporciona. “A história fala sobre o tempo parar e a proposta é que o tempo pare enquanto está acontecendo o espetáculo; e seja o nosso grande encontro de respiro, porque precisamos”, adianta o diretor.

Com 12 anos de carreira e formação em Artes Cênicas, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o diretor destaca que “Um presente para o Natal” representa um momento importante na trajetória artística dele, que conta com trabalhos de teatro e palhaçaria. Ele enfatiza que a arte circense vai ser um dos diferenciais do espetáculo este ano.

Jean Palladino é ator, diretor, palhaço e dramaturgo e tem no histórico espetáculos como “A Princesa e a Lua”, pela Associação Artbrasil; “Helena”, pelo Ateliê 23; “Circo de La Mamá” e “O Palhaço de La Mancha”, pela Cacompanhia de Artes Cênicas; além dos projetos Roda na Praça e Clowntidiano. Em 2021, o artista assinou a primeira edição do Festival de Circo Lona Aberta e inaugurou o Centro Cultural Barravento, espaço com cursos livres de circo.

Ficha técnica – O musical tem dois elencos, que vão se revezar no palco, com Ana Aurora e Raylla Araújo (Ana); Julia Kahane e Daniele Peinado (mãe); Akiles Anderson e Roque Baroque (Sr. Meia Noite); Thiana Colares e Laís Reis (Sr. Meio Dia); Paulo Queiroz e Wilson do Carmo (Avô jovem); Enrique Bravo e Davy Chaves (Tempo), e Karine Magalhães (Ana do futuro).

Os artistas circenses são José Arenas (lira e tecido), Teffy Rojas (monociclo e malabares), Iogan Ariel (perna de pau), Emmanuel Delgado (roda Cyr) e Jean Winder (handstand).

Também fazem parte de “Um Presente para o Natal” a Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas e Balé Folclórico do Amazonas. O maestro Marcelo de Jesus vai dividir a regência com o maestro Otávio Simões. As músicas foram compostas especialmente para o espetáculo pelo compositor César Lima, que assina arranjos com Jr. Armstrong.

Flávia Furtado assina a direção executiva, com Pedro Guida na produção executiva, Francine Marie na assistência de direção, Giorgia Massetani na cenografia, Melissa Maia nos figurinos, Tabbatha Melo na iluminação, Monique Rodrigues na coreografia e Alicio Silva no cenotécnico.

Programação – As récitas acontecem até 23 de dezembro, com sessões às 20h, com exceção dos domingos, quando serão apresentadas em sessões às 11h e 19h. No local, é obrigatório o uso de máscara e apresentação da carteira de vacinação com esquema vacinal completo contra a Covid-19.

As vagas para as primeiras apresentações do musical estão esgotadas. O agendamento para as sessões de 14 a 19 de dezembro estão disponíveis a partir de segunda-feira (13/12), em cultura.am.gov.br.

“O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria” é uma programação realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), TV Encontro das Águas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).

Neste ano, a programação abrange também o Centro Cultural Palácio da Justiça, onde fica a Fábrica do Papai Noel, apresentações no Teatro da Instalação, além de Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), bairros, parques de Manaus, centros de convivência e também municípios do Estado.

Para conferir toda a agenda, acesse o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e as redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *