Portal Você Online

Espetáculo gratuito aborda a falta de oxigênio e representatividade indígena

Inspirado no caos vivido em Manaus durante a crise de oxigênio nos hospitais em janeiro de 2021, o espetáculo “Desassossego” será apresentado nos dias 11 e 12 de julho, no Complexo Cultural Samambaia, como parte do circuito “Desassossego In Loco”.

A obra narra, por meio de três personagens, diferentes vivências de dor, luto e reconstrução no pós-pandemia, mesclando estética contemporânea e elementos do teatro clássico em uma abordagem sensível e potente sobre as cicatrizes sociais deixadas pela pandemia.

A circulação é realizada pelo Grupo Jurubebas de Teatro, de Manaus, com apoio da Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023.

A montagem, que já percorreu diversos festivais pelo país e acumula sete premiações nacionais, também propõe um diálogo estético influenciado por Grotowski e Odin Teatret, aliando musicalidade, iluminação cênica e uma narrativa comprometida com a memória coletiva.

“Essa obra é em homenagem aos mais de 700 mil mortos pela pandemia no país. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”, afirma o produtor Robert Moura.

Criação coletiva

Com direção de Felipe Maya Jatobá e atuação de Robert Moura, Leandro Paz e Nicka, “Desassossego” é resultado de um processo de pesquisa e criação coletiva que se consolidou desde a estreia em março de 2022. A montagem tem como objetivo preservar a memória recente do país, dando voz a histórias reais e promovendo a escuta sensível das marcas da pandemia. O espetáculo já foi indicado como Melhor Grupo de Teatro do Brasil pela Academia de Artes no Teatro do Brasil, com sede em Aracaju (SE).

Roda de conversa

Logo após as apresentações, o público será convidado a participar da roda de conversa “Representatividade Indígena na Cena Contemporânea”, mediada pela historiadora e liderança indígena Kokama Maurille Gomes. O debate será protagonizado por Leandro Paz, ator indígena e protagonista da peça, que destaca: “A ideia é mostrar para o público a forma como nossos corpos encenam sua própria narrativa, deixando um legado de ocupação de espaços nas artes cênicas de todo o Brasil”.

Além disso, o grupo realizará dois dias de residência com artistas locais, promovendo intercâmbio entre as regiões Norte e Centro-Oeste, e duas oficinas abertas ao público que acontecerão nos dias 13 e 15 de julho, no Espaço Cultural H2O, no Recanto das Emas. Inscrições pelo site grupojurubebas.com. Classificação 14 anos.

O grupo

Fundado em 2016, o Grupo Jurubebas de Teatro atua há oito anos com atividades artísticas voltadas à auto ficção, teatro performativo e produção descentralizada, promovendo inclusão por meio de oficinas em zonas periféricas de Manaus e ações direcionadas à comunidade LGBTQIAPN+. O coletivo manauara se destaca por sua atuação engajada em processos de formação, circulação e democratização do acesso ao teatro.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *