Portal Você Online

AM reduz gastos em 40% no Prosamim e economiza R$ 24,5 milhões

Um acordo entre a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) gerou uma economia de 40% (cerca de R$ 24,5 milhões) só no gerenciamento e supervisão das obras do Prosamim (Projeto Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus). O trabalho conjunto promoveu uma revisão nas despesas e gastos em pagamentos de contratos com particulares.

A diminuição dos gastos foi possível em razão do termo de cooperação técnica entre a Ciama e a UGPE. “Não havia outra alternativa para o governo devido ao déficit orçamentário que encontramos em 2019. Tivemos que adotar medidas saneadoras, revisar contratos vigentes e daí surgiu a pergunta: Por que terceirizar se temos a Ciama para fazer esse trabalho de supervisão e gestão com toda competência?”, disse o diretor administrativo-financeiro da Ciama, José Coutinho Neto, que coordena a parceria, desde o ano passado.

Ainda de acordo com o administrador, o próprio Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, questionou o motivo pelo qual a expertise de supervisão e gerenciamento permaneciam fora do governo e sinalizou que o programa precisava ser fortalecido nesse sentido.

Fotos: Divulgação/Ciama

Para o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, a cooperação com a Ciama marca uma nova forma de supervisionar e gerenciar o Prosamim, pois desde 2006, estas funções vinham sendo realizadas por meio de empresas privadas.

“Com a cooperação, resolvemos vários problemas, ao mesmo tempo, tendo em vista que ficamos com a experiência no âmbito do Governo, utilizamos recursos do BID e ainda, desoneramos o Tesouro Estadual”, explica.

O Prosamim é fiscalizado e acompanhado pela UGPE, tendo recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e atualmente tem a supervisão e gerenciamento de suas obras realizada pela Companhia de Desenvolvimento do Amazonas. A reunião ocorreu na última sexta-feira (21).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *