Portal Você Online

Amazonas tem alta de 451% em empregos com mais 1.500 carteiras assinadas

Centro de Manaus, um dos termômetros da economia amazonense: comércio em alta

O Amazonas registrou uma alta positiva na geração de empregos formais em novembro último. O estado teve um aumento de 451% em comparação com o mesmo período do ano passado com um saldo de 1.589 empregos com carteira assinada, puxado comércio, responsável pelo desempenho. Os dados são do Ministério do Trabalho, que divulgou o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem (19).

O resultado positivo foi impulsionado pelo saque do FGTS e o pagamento do décimo terceiro salário que aqueceu as vendas de final de ano nas lojas de ruas e shoppings centers da cidade. Em novembro deste ano, o comércio teve um dos melhores resultados em contratações.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayg, o aumento de empregos deve-se ao período das festas de fim de ano, onde há uma maior movimentação do comércio e consequentemente a contratação de mão de obra.

“Nós temos um maior número de pessoas contratadas nos últimos meses, uma perspectiva das empresas que inauguraram. Temos no total mais de 90 lojas que abriram durante o ano e isso tudo impacta em relação a estes resultados”, avalia.

Para o presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, o comercio hoje é o responsável pelo maior volume de empregos registrados no Amazonas, quase 400 mil pessoas estão em postos de trabalho no comércio, serviços e turismo.

“O comércio demonstrou crescimento muito substantivo no terceiro trimestre desde foi quando a economia melhorou o índice de confiança do consumidor. Houve a liberação do Fundo de Garantia. O governo induziu os bancos a negociarem as taxas de juros. Veio o 13° salário, então sentimos que houve uma série de fatores no aumento das vendas e isso propiciou exatamente a contratação de mais pessoas”, afirmou Frota.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *