Prova realizada reuniu 335 candidatos na Escola Superior de Tecnologia da UEA, em Manaus

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, neste domingo (25 de maio), o maior processo seletivo de estagiários de sua história. A prova aconteceu na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus, e contou com a presença de 335 candidatos, número que superou em mais de 300% a média de participação registrada em seleções anteriores.
A seleção aconteceu em parceria com a UEA, que tem sediado tradicionalmente os processos seletivos de estágio e residência jurídica da Defensoria. Este foi o segundo processo realizado em 2025, com previsão de pelo menos mais um ainda neste ano.
“Estamos realizando o maior processo seletivo da nossa história. E isso ocorre justamente no mês em que celebramos o Maio Verde, mês da Defensoria Pública. A quantidade de candidatos mostra que a Defensoria se tornou o desejo dos nossos estudantes de Direito, tanto em Manaus quanto no interior do estado”, destacou Helom Nunes, diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Amazonas (Esudpam).
Além de contribuir para a formação técnica dos estudantes, o estágio na Defensoria proporciona uma vivência transformadora, ao aproximar os estagiários da realidade social das pessoas atendidas pela instituição. Segundo Nunes, a experiência amplia a visão dos futuros profissionais sobre justiça e cidadania e se torna parte essencial de sua formação humana.
“Queremos agradecer à UEA, na pessoa do reitor, professor André Zogahib, e de toda a equipe da Escola de Tecnologia, por mais uma vez acolher a Defensoria. O aluno já sabe onde vai fazer a prova, já conhece a estrutura. Isso mostra o compromisso da UEA com a formação dos estudantes e com a qualidade do processo seletivo”, completou o diretor da Esudpam.
A vaga de estágio é destinada a estudantes de Direito matriculados a partir do 3º período, de instituições públicas ou privadas reconhecidas. A bolsa-auxílio oferecida é de R$ 1.050,54, com adicional de R$ 198,00 de auxílio-transporte, para uma jornada de 20 horas semanais no período da manhã. A seleção contou com provas objetivas e discursivas sobre temas jurídicos centrais, e os aprovados devem começar as atividades nos próximos meses em Manaus.