Portal Você Online

Estimativa que 570 amazonenses sejam diagnosticados com câncer de próstata por não ir ao médico

Novembro Azul: FCecon alerta para os cuidados com a saúde do homem

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima cerca de 570 novos casos de câncer de próstata para o Amazonas, em 2025.

No mês de conscientização sobre a saúde do homem, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alerta que os cuidados com a saúde masculina devem iniciar ainda na infância. Jovens, crianças e homens adultos devem realizar acompanhamento médico periódico para o diagnóstico precoce de doenças crônicas, como o câncer, diabetes e doenças do coração.

Com o tema “Porque a saúde do homem se constrói com os cuidados na infância”, a campanha deste ano visa sensibilizar os homens para a continuidade dos cuidados ao longo de toda a vida. A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e, no Amazonas, as ações são coordenadas pela seccional da SBU.

Hábitos saudáveis

Não há uma prevenção primária do câncer de próstata, explica o médico urologista, não há como evitar a doença. Por isso, hábitos saudáveis são importantes ao longo da vida, como a prática de atividade física, consumo de alimentos naturais; e deve-se evitar produtos processados, álcool e o tabagismo. Segundo ele, é notório que a obesidade é um fator de risco para o câncer de próstata.

Diagnóstico precoce

De acordo com o médico, a prevenção secundária do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, o qual é feito por meio do exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico, sigla em inglês) e o toque retal – indolor, rápido, barato e simples. “Quando feito o diagnóstico precoce, há 90% de chances de cura”, frisou o médico urologista Giuseppe Figliuollo, da FCecon

Segundo ele, a SBU recomenda que homens a partir de 50 anos façam, pelo menos uma vez por ano, o exame de sangue e o toque retal. Porém, homens com histórico familiar de câncer de próstata, negros e obesos, a recomendação é realizar os exames a partir dos 45 anos.

Sintomas

O homem pode apresentar emagrecimento, anemia, perda de apetite, dores ao urinar, podendo causar a obstrução do canal uretral, sangramento, dor óssea, além de edema nas pernas.

Tratamento

A Fundação Cecon disponibiliza ao paciente o tripé do tratamento, o qual consiste em quimioterapia, radioterapia, cirurgia, além da hormonioterapia. Os tratamentos prolongam por muitos anos a vida do paciente.

O médico especialista orienta que o primeiro atendimento inicia na Unidade Básica de Saúde (UBS), com os exames iniciais e a biópsia. Caso seja diagnosticado a doença, a pessoa é encaminhada para a unidade terciária – FCecon – para realizar o tratamento.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *