Portal Você Online

Estoques de vacinas precisam ser renovados no Amazonas, diz governador

As vacinas estão acabando no Amazonas alertou o governo do estado. Segundo o governador Wilson Lima, a situação no interior no estado é melhor com estoques para os próximos dez dias, mas na capital preocupa devido ao ritmo acelerado da campanha, que chega a média diária de 15 mil imunizados por dia.

A informação é da jornalista da rede CNN Brasil em Brasília, Renata Agostini, que conversou com o governador amazonense. Segundo ele, a vacinação está avançando na capital mas nas cidades do interior levaram mais tempo para chegar e começou mais tarde nos pontos mais remotos e ainda há estoques.

Manaus é uma das cidades mais atingidas pelo vírus e tem registrado um número acima de 100 enterros diários nos cemitérios públicos e particulares, apesar de ter reduzido o número de pessoas internadas e na fila de espera por um leito pela metade.

Mais de 500 pacientes foram transferidos para tratamento em outros estados e o goverdo estadual triplicou a capacidade de vagas com a abertura de 1000 novos leitos de outubro de 2020 para cá.

O ministro da saúde, Eduardo Pazuello estimou no início do mês que Manaus precisa transferir em torno de 1500 infectados para continuar o tratamento em outras cidades brasileiras. E ontem (11) afirmou no plenário do Senado que o ministério vai vacinar diretamente grupo acima de 50 anos no Amazonas.

Em Manaus, a Prefeitura recebeu 140 mil doses para vacinar grupos de prioridades: trabalhadores da saúde; idosos com 70 anos ou mais; indígenas aldeados; idosos com 60 anos ou mais internados em instituições de longa permanência; pessoas com deficiências residentes em instituições de assistência.

Já foram vacinadas pouco mais de 100 mil pessoas desses grupos e restam em torno de 35 mil doses, o que no rítmo atual de 15 mil aplicações por dia podem ser sufientes para as próximas 48 horas. Os estoques para a segunda dose estão garantidos, mas precisaria de mais vacinas para avançar na campanha de outros grupos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *