
Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sugere que mesmo as pessoas já vacinadas contra a Covid-19 com as duas doses da CoronaVac não estariam imunes à variante brasileira da Covid-19, batizada de P.1.
O experimento aponta que os anticorpos presentes no plasma sanguíneo de pacientes que se recuperaram do coronavírus são cerca de seis vezes menos eficiente para neutralizar a mutação do vírus. Foram coletadas as amostras de oito voluntários que participaram do ensaio clínico de fase 3 da CoronaVac, imunizados entre agosto e setembro 2020 último.
O artigo foi divulgado nesta segunda-feira (1), na plataforma Preprints with The Lancet, mas ainda está na área de pré-publicação, ou seja, não foi revisado por outros cientistas.
Outro ponto observado no estudo é que aqueles que já haviam recebido a segunda dose há cinco meses continuavam apresentando baixa quantidade de anticorpos que seriam necessários para a neutralização das ambas as linhagens do coronavírus.
“O plasma imune de doadores de sangue convalescentes Covid-19 tinha 6 vezes menos capacidade neutralizante contra a linhagem P.1 do que contra a linhagem B. Além disso, cinco meses após a imunização de reforço com CoronaVac, o plasma de indivíduos vacinados não conseguiu neutralizar com eficiência os isolados da linhagem P.1″, aponta o documento.
Em entrevista à revista Galileu, o professor do Instituto de Biologia (IB-Unicamp) e coordenador da investigação, José Luiz Proença Módena, ponderou que o número de voluntários avaliados no estudo é pequeno e os resultados ainda não são capazes de concluir algo sobre a eficácia da CoronaVac contra a variante brasileira do novo coronavírus.
“São necessários estudos mais aprofundados para avaliar tanto a eficácia da CoronaVac como de outras vacinas contra a P.1.”, disse à revista.
“O que esses resultados preliminares sugerem é que tanto as pessoas que já tiveram Covid-19 como aquelas que foram vacinadas podem ser infectadas pela nova variante P.1. e, portanto, não devem se descuidar”, informou.


