Portal Você Online

EUA matam sucessor de Bin Laden, al-Zawahiri

O presidente norte-americano Joe Biden, confirmou em declaração à imprensa nesta segunda-feira (1º), a morte de Ayman al-Zawahiri, líder e um dos fundadores da Al-Qaeda. 

O presidente dos EUA disse ainda que a CIA já monitorava o paradeiro de al-Zawahiri há algum tempo e que uma semana atrás foi dada a autorização final para o ataque. A missão, entretanto, foi planejada para que outras pessoas não fossem atingidas. “Nenhum membro da família [de al-Zawahiri] foi ferido”, concluiu.

Ele foi atingido na varanda da própria casa, no centro de Cabul, às 6h18 de domingo (22h48 de sábado, horário de Brasília) por dois mísseis Hellfire R9X, disparados de um drone.

Conhecido como “macabro” e “bomba ninja”, o modelo Hellfire R9X é um dos mais utilizados pelos EUA em ataques desse tipo.

Cada míssil Hellfire (sigla em inglês para Helicopter Launched Fire and Forget), que pode ser disparado por um drone Predator ou Reaper convencional, custa cerca de US$ 150 mil (R$ 725 mil). O projétil, no entanto, não contém ogiva, mas projeta seis lâminas em sua ponta que giram em alta velocidade, o que pode dilacerar o alvo.

Infográfico mostra como funciona o Míssil Macabro — Foto: Arte O Globo

Ayman al-Zawahiri ajudou a coordenar os ataques de 11 de Setembro de 2001, nos EUA, em que quatro aeronaves civis foram sequestradas, além disso, ele é suspeito de ter planejado o ataque que deixou 17 marinheiros mortos a um navio norte-americano que estava atracado no Iêmen, o USS Cole, em 2000.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *