A Campus Party, agendada para 18 a 22 de março de 2020, na Arena da Amazônia, servirá não apenas para atrair investimentos e atenção para a região norte.

*Por Cíntia Gontijo
Imagine um local onde há homens e mulheres, super poderosos; eles criam projetos onde os apoiadores são anjos; e seus resultados alcançam milhares de pessoas no país?
Parece o enredo de um filme, mas este foi o cenário do maior evento de tecnologia realizado na última quinta e sexta-feira em São Paulo. O evento realizado pela Associação Brasileira de Startups, contou com mais de 10mil participantes, apresentou um ecossistema digital brasileiro fértil e crescente.
Foram apresentados painéis sobre investimentos em diferentes fases de uma Startup com participação de instituições como “Anjos do Brasil” e Bossa Nova nas palestras e debates – esta última já ofereceu aporte a mais de 500 empresas entre 200 mil a 500 mil reais. Segundo um dos seus fundadores, João Kepler “a meta é chegar em hum mil empresas investidas no país, até no máximo 6 anos” afirma.
No evento, foi estimulado o acesso às aceleradoras – instituições que apoiam o amadurecimento de startups, não apenas com dinheiro, mas também com mentorias e network. Entre as aceleradores presentes podemos citar a WOW, Baita, Darwin, Startse, e muitas outras .
Para simplificar, podemos indicar que a curva de crescimento de uma Startup passa por 5 fases ou momentos:
- Ideação (Ideia, desenvolvimento de protótipos)
- Validação (Início da entrada no mercado, testes de geração de receitas)
- Maturação e Aceleração (Desenvolvimento do negócio que pode ocorrer com mentores, aceleradoras ou institutos)
- Captação de investimentos (Ampliação da capacidade financeira da empresa, que pode ocorrer em diferentes fases e volumes de capitais)
- “Escalabilidade” (ampliação de atuação de forma massiva no mercado/nicho que a empresa atua – que pode ser nacional ou até internacional)
E quando há “valor” no negócio tecnológico ou idéia, não há barreiras físicas. Por exemplo, a startup Trocados, de Manaus, é acelerada pela WOW com sede em Porto Alegre.
OPORTUNIDADES NA AMAZÔNIA
O Brasil tem grandes desafios para ampliar sua visão empreendedora, mas ir a um evento como CASE estimula, e muito, os diferentes agentes da sociedade para apoiar e amadurecer empresas startups.
E Manaus, pode se preparar para o evento de tecnologia que irá acontecer em Março de 2020. A Campus Party, agendada para 18 a 22 de março de 2020, na Arena da Amazônia, servirá não apenas para atrair investimentos e atenção para a região norte. Mas, a partir de um evento internacional de tecnologia estimular educação, linhas de créditos e apoio governamental para para o ecossistema de startups do Amazonas.
Referencias: https://brasil.campus-party.org/campus-party-amazonia-2020/
*Empresária, cofundadora da Gonna Tech, consultora de Marketing para empresas com foco em digital, formada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo e graduada em Relações Públicas pela UFMG, influenciadora de conteúdo, com mais de 8 mil seguidores no instagram @ci.gontijo