
O Exército Brasileiro abriu concurso para a Escola de Sargentos das Armas (ESA) com 1.100 vagas para ambos os sexos. As inscrições vão de 7 de abril a 4 de maio, exclusivamente por meio da internet. A taxa de inscrição custa R$ 95.
A seleção é feita anualmente pelo estabelecimento de ensino militar, com admissão de âmbito nacional. Após a conclusão do 2º ano do curso, o candidato será declarado 3º Sargento do Exército.
Vagas
- Área geral: 900 para os candidatos do sexo masculino, sendo 180 vagas destinadas à cota de negros;
- 100 para as candidatas do sexo feminino, sendo 20 vagas destinadas à cota de negros;
- Músicos: 45 vagas, para ambos os sexos, sendo 7 vagas destinadas à cota de negros;
- Área de Saúde: 55 vagas, sendo 11 destinadas à cota de negros, de ambos os sexos.
Requisitos- Para se candidatar é necessário ter ensino médio completo; possuir, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 24 anos de idade, com exceção das áreas de saúde e música, cuja idade máxima será de 26 anos até o término da matrícula; ter no mínimo 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino; não ser oficial ou aspirante-a-oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares.
A área geral oferece chances para infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicação, material bélico – manutenção de viatura Auto, material bélico – manutenção de armamento, material bélico – mecânico operador, material bélico –manutenção de viatura blindada, manutenção de comunicações, topografia, intendência, aviação-manutenção.