Portal Você Online

Exodontias: da primeira fase de vida ao paciente oncológico

Dr. Paulo Mourão

• Remoção dos dentes de leite
• Remoção do dente do juízo (siso)
• Exodontias em pacientes oncológicos

Exodontia é a remoção de um ou mais elementos dentários devido a diversos fatores.Cada vez mais a saúde bucal se torna necessária em uma abordagem multidisciplinar para que haja promoção, prevenção e reabilitação bucal.

Um dos grandes desafios para a odontologia é preconizar a prevenção e orientação como primordial para o indivíduo. Os principais fatores relacionados à perda dental são: cárie, doenças periodontais, doenças sistêmicas e fator financeiro.

As exodontias em crianças ocorre devido a cárie e a própria fase de trocas pelo permanente, é uma fase transitória, porém muito importante para os dentes sucessores. As exodontias de modo geral acontecem principalmente pela má higiene bucal que acarretará em cáries, doenças periodontais que por consequência levará a perda do elemento dental. Também existem os sisos, onde boa parte deles são indicados para remoção devido a diversos fatores. Outra indicação se dá aos pacientes oncológicos, devido a terapia antineoplásica (radioterapia ou quimioterapia) devendo-se remover os dentes antes do tratamento para evitar osteonecroses.

Os cuidados com a higienização bucal são extremamente importantes, devendo-se manter as escovações após cada refeição, além disso para os idosos que usam próteses removíveis devem sempre higienizá-las após as refeições e sempre procurar evitar dormir com elas, sempre manter as visitas periódicas ao cirurgião dentista para avaliação da cavidade oral e para detecção de alguma patologia ou morbidade bucal seja de forma sistêmica ou local.

Dr. Paulo Mourão
Cirurgião Dentista do Hapvida

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *