Portal Você Online

Explosão em Beirute mata 50 e deixa centenas de feridos; vídeos

Marinha diz que militares brasileiros no Líbano estão bem após explosões. Primeiro-ministro do Líbano declara dia nacional de luto.

Uma enorme explosão perto do centro de Beirute matou pelo menos 50 e deixou ao menos 2,7 mil feridos de acordo com a contagem oficial.pessoas, nesta terça-feira, e causou ondas de choque pela capital libanesa, quebrando vidros nas casas das pessoas e causando o colapso de sacadas, segundo testemunhas e fontes da área de segurança.

A explosão ocorreu na região portuária de Beirute, onde existem armazéns que abrigam explosivos, disse a agência de notícias estatal libanesa NNA e duas fontes da área de segurança. Uma terceira fonte de segurança disse que havia produtos químicos armazenados no local da explosão.

Apesar de o país já ter sido alvo de terroristas e viver período de instabilidade política, não há evidência ainda de que se trate de um atentado terrorista.

Ao canal de televisão libanês LBC, o ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hasan, disse que a explosão causou “um número muito alto de feridos” e danos extensos. Segundo ele, os hospitais foram orientados a se preparar para receber os feridos.

Mais de 30 equipes da Cruz Vermelha da região estão chegando ao local para verificar a quantidade de feridos. O governador de Beirute, Marwan Abboud, disse que a situação o lembra de Hiroshima e Nagasaki, cidades japonesas onde foram lançadas as bombas atômicas.

O hospital St. Georges, um dos maiores e mais tradicionais de Beirute, já avisou que está com lotação máxima.

O presidente libanês Michel Aoun decretou luto nacional. Também foram ordenadas patrulhas militares na região impactada e nos subúrbios para “garantir a segurança”, de acordo com a agência de notícias estatal National News Agency.

Explosão – Ainda segundo a agência, informações preliminares dão conta de que a explosão ocorreu após um grande incêndio em um armazém de fogos de artifício perto do porto de Beirute. o que levou a uma reação em cadeia. A princípio, o caso é tratado como explosão acidental pela imprensa do país.

A explosão também atingiu os escritórios do ex-primeiro-ministro do país Saad Hariri e da sucursal da CNN, na região central da capital libanesa.

Marinha diz que militares brasileiros no Líbano estão bem após explosões – A Marinha informou por meio de nota que militares brasileiros que participam da missão de paz da ONU no Líbano (Unifil) estão em segurança, após explosões de grande proporções atingirem o Porto de Beirute. 

Em nota à imprensa e em suas redes sociais, a Marinha Brasileira (MB) afirmou que militares brasileiros em navio no litoral libanês não foram feridos pela explosão ocorrida nessa terça (4) em área portuária de Beirute.

O navio estava distante do local da explosão, segundo a nota. A MB também declarou que a Fragata “Independência”, um navio de guerra brasileiro, está operando normalmente no mar. 

Em atualização

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *