Aproximadamente 300 expositores vão participar da 41ª edição da feira

Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), maior evento de agronegócios do estado, inicia nesta quinta-feira (03), na área externa do Centro Universitário Nilton Lins, zona centro-sul de Manaus, com entrada gratuita. De volta seis anos depois da realização da última edição, a feira deve movimentar R$ 30 milhões e atrair um público de 350 mil pessoas entre quinta-feira e domingo (06), data do encerramento desta edição.
Em 2019, cerca de 300 expositores vão participar do evento, entre agricultores, pecuaristas, pescadores, piscicultores, produtores rurais, comerciantes de alimentos e bebidas, ambulantes e empresas do setor, incluindo investidores de outros estados.
Realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), a Expoagro busca movimentar o comércio local, aumentar cadeias produtivas do agronegócio, fomentar a agricultura familiar, possibilitar aos produtores rurais o aumento na comercialização de reprodutores, matrizes, implementos e insumos agropecuários, gerar emprego e renda aos setores envolvidos, como artesãos, doceiras, autônomos e demais comerciantes.
“É mais um compromisso do Governo do Estado, por meio do Plano Safra, de resgatar não só a Expoagro, que há seis anos não acontecia em Manaus, mas também as principais feiras do interior do Estado. Posso destacar o apoio à feira de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Manicoré, Autazes, Rio Preto da Eva e Parintins”, frisou o titular da Sepror, Petrúcio de Magalhães Júnior.
Oportunidade – O retorno da feira, classificada pelos expositores como a maior e mais tradicional do Amazonas, gerou expectativa entre os empresários do setor, por ser uma oportunidade de fortalecimento do setor primário, da agricultura familiar e do agronegócio amazonense.
A Agrícola Amazonas Comercial (Agroam) está entre as empresas confirmadas nesta edição. O grupo, que participa de feiras também no interior do estado, prepara uma cartela com mais de 90 tipos de produtos para a Expoagro 2019, entre itens para a área florestal, agropecuária, jardinagem, máquinas, ferramentas elétricas, tratores e implementos agrícolas. Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a empresa reconhece a importância de manter eventos direcionados ao setor primário.
“Essas feiras são fundamentais, porque é uma porta para o produtor, para ele conseguir melhorar sua produtividade. Com o incentivo do Estado, facilita para que ele possa ter seu financiamento e conseguir adquirir produtos com qualidade. Até porque a gente sabe que tanto o agricultor quanto o ribeirinho têm o problema da logística. Então quando a empresa se disponibiliza para estar lá perto dele, levar o produto, isso é bom para ele, só tem a trazer benefícios”, pontuou Robson Lira, gerente administrativo da Agroam.
Benefício – O governador Wilson Lima assinou, em setembro, um decreto que concede incentivo fiscal e isenta de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS) empresas que irão comercializar maquinário e implementos agrícolas na Expoagro. “Certamente, de forma inédita, nós teremos, ao longo da Expoagro, a oportunidade de fazer bons negócios. O produtor vai ter acesso a veículos, equipamentos e máquinas, com crédito presumido. Isso significa isenção do ICMS e um custo muito menor para ele poder adquirir esses equipamentos e também boa genética na compra de animais, rações e fazer bons negócios na feira de exposição”, considerou Petrúcio de Magalhães Júnior.
Atividades – Durante a 41ª edição da Expoagro, estão previstas ações de crédito rural, palestras, cursos, seminários, shows com atrações artísticas culturais e regionais, exposição de animais, produtos e serviços, rodada de negócios através dos estandes, comercialização de produtos regionais, competições de três tambores, concurso leiteiro, concurso de raças, montarias em touros, visitas e orientações técnicas, cavalgada e leilões.