/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/Z/B/ohC9CwQ1O1nDtjyQGKgA/gettyimages-2159911070.jpg)
Hino brasileiro no lugar mais alto do pódio para Gabriel Bortoleto. O piloto brasileiro da Invicta Racing venceu pela primeira vez na Fórmula 2 ao brilhar na etapa da Áustria neste domingo (30). Ele largou da segunda posição, caiu no grid durante a prova e fez ultrapassagens cruciais para conquistar a tão sonhada primeira colocação. Enzo Fittipaldi ficou em quinto, e o pódio foi fechado pelo argentino Franco Colapinto e pelo francês Isack Hadjar.
A primeira “ultrapassagem” de Bortoleto foi ainda antes da largada. Na pole, Dennis Hauger não conseguiu sair durante a volta de apresentação, e precisou começar a corrida direto do pit-lane. Com isso, o brasileiro iniciou a prova na segunda colocação, atrás apenas de Joshua Dürksen.
Em uma prova de pista rápida e com bons pontos de ultrapassagem, Bortoleto passou a pressionar o adversário alemão para assumir a ponta. Na curva 4 da quarta volta, o brasileiro da Invicta fez a ultrapassagem sobre Dürksen e tomou a liderança da etapa.
Com a presença de um safety car virtual, os pilotos foram aos boxes para a troca de pneus. A parada não foi boa para Bortoleto, que perdeu a liderança para Franco Colapinto e um pelotão que não havia parado para pit-stop.
Josep Maria Martí, em quinto, seria o líder assim que os pilotos da frente parassem, e Bortoleto viria logo atrás. O brasileiro, então, usou o DRS na curva 3 da 20ª volta para tomar a ponta e liderar mais uma vez no RB Ring.
Foram mais 20 voltas até o final da corrida. Hadjar tentou buscar Bortoleto, mas precisou brigar pela permanência do pódio, o que fez o brasileiro abrir vantagem na ponta. O francês acabou em terceiro, ainda atrás do argentino Franco Colapinto. Enzo Fittipaldi terminou na quinta colocação.
– Muito feliz. É uma pista especial para mim. Sempre tenho boas lembranças daqui e finalmente consegui minha primeira vitória na Fórmula 2. Estou super feliz, graças à equipe, à McLaren e a todos que me apoiaram e me ajudaram a dar o maior passo no pódio hoje – disse Bortoleto.


