
A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu um inquérito para apurar o envolvimento de três militares em um esquema de tráfico de drogas. A Polícia Civil do Amazonas prendeu os militares no começo do mês, após uma investigação detalhada conduzida pelas autoridades, em São Gabriel da Cachoeira, no norte do estado, na divisa com a Colômbia e a Venezuela.
O inquérito policial militar (IPM) visa investigar o crime de tráfico, com base no artigo 290 do Código Penal Militar, que prevê pena de até 5 anos de reclusão. Atualmente, os três militares permanecem presos na 2ª Brigada de Infantaria de Selva, aguardando o andamento do processo judicial.
Sob a jurisdição da Justiça Militar da União, a Justiça conduzirá o inquérito em primeira instância em Manaus. As autoridades acusam Alexssander Gamas de Seixas, Dinei Ferreira Viana e Anderson Jovani Aguiar Castrillo como facilitadores do esquema.
Segundo a Polícia Civil, os militares ajudaram a enviar drogas em aeronaves da FAB, partindo de São Gabriel da Cachoeira, na tríplice fronteira, para Manaus. A investigação teve início após a apreensão de 342 quilos de maconha, ainda em 2024.
A delegada Grace Jardim informou que o caso levou à identificação de um suposto financiador, um homem de 42 anos também envolvido em lavagem de dinheiro. O caso ganhou destaque pela complexidade e pelo envolvimento de militares.