Portal Você Online

FAB intercepta mais uma aeronave no Amazonas; segunda neste mês

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou uma aeronave suspeita que entrou no espaço aéreo nacional vinda do Peru sem plano de voo, matrícula ou comunicação com os órgãos de controle. A operação foi conduzida nesta segunda-feira (22), pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em coordenação com a Polícia Federal.

No começo deste mês avião bimotor, vindo da Venezuela, foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) ao entrar de forma ilegal no espaço aéreo brasileiro, próximo ao município de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas. Nele a apreensão de proximadamente 380 kg de maconha do tipo skunk dentro da aeronave.

Nesta segunda, umm caça A-29 Super Tucano foi acionado para a abordagem. Segundo a FAB, após tentativas de contato sem resposta, foram aplicados os procedimentos previstos, incluindo tiros de aviso e de detenção.

O piloto acabou realizando pouso em uma área desabitada próxima a Tefé, no Amazonas. Com apoio de um helicóptero H-60 Black Hawk, agentes da Polícia Federal chegaram ao local e prenderam o suspeito.

A ação integra os esforços conjuntos do Ministério da Defesa e de órgãos de segurança pública no combate ao narcotráfico, no âmbito da Operação Ostium e do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).

A FAB reafirma seu compromisso em manter a segurança do espaço aéreo brasileiro e combater atividades ilícitas, especialmente em áreas vulneráveis ao tráfico de drogas. A operação destaca a importância da colaboração entre as forças armadas e as agências de segurança pública no enfrentamento do crime organizado.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *