Portal Você Online

Facebook planeja lançar moeda virtual e remunerar os usuários

Nova York — O mercado de criptomoedas pode estar prestes a receber um player de peso. De acordo com o “Wall Street Journal”, o projeto do Facebook de criar uma moeda virtual atrelada ao dólar, com sistema de pagamento próprio, caminha com conversas com instituições financeiras, empresas de comércio eletrônico e de processamento de pagamentos. E caso a empreitada dê certo, os usuários podem ser beneficiados: uma das ideias é que eles sejam remunerados com frações da nova moeda por visualização de anúncios, interação com conteúdos e compras dentro da plataforma.

O projeto é tratado como secreto dentro da companhia, mas fontes revelaram alguns detalhes ao jornal americano. Desde a criação do bitcoin, há mais de uma década, as criptomoedas se multiplicaram, mas ainda não conseguiram alcançar os consumidores para se tornarem um método de pagamento. Com 1,5 bilhão de pessoas que visitam diariamente a rede social e mais de 2 bilhões de usuários mensais, o Facebook tem potencial para preencher essa lacuna.

Para isso, o Facebook busca US$ 1 bilhão de investimentos para o projeto e mantém conversas com instituições financeiras, incluindo as bandeiras de cartões Visa e Mastercard e a empresa de processamento de pagamento First Data Corp. O dinheiro serviria de lastro para manter o valor da moeda virtual em paridade com o dólar americano, evitando as volatilidades comuns a outras criptomoedas.

Recentemente, outras gigantes da tecnologia anunciaram o lançamento de produtos financeiros, como Amazon e Apple, que oferecem cartões de crédito próprios. O Facebook pretende ir além. Em dezembro do ano passado, a Bloomberg News noticiou que a companhia estava desenvolvendo uma moeda virtual para que usuários do WhatsApp pudessem transferir dinheiro. Agora, fontes afirmam que o objetivo é criar um novo sistema de pagamentos, que seja oferecido aos consumidores nas compras on-line, como o PayPal.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *