Portal Você Online

Falta de energia ainda afeta centro comercial de Manaus, após apagão de domingo

Mesmo com o fornecimento de energia elétrica normalizado a meia-noite após o apagão de domingo (14), o comércio de rua do Centro de Manaus ainda continuava sem luz, na manhã desta segunda-feira (15). Muitas lojas só abriram na parte da tarde e algumas dispensaram seus funcionários, por volta das 10h da manhã.

As máquinas de pagamento online não funcionavam para efetivar os pagamentos das compras dos clientes e muitas do setor alimentícios como bares e restaurantes amanheceram com produtos estragados.

“Foram registradas 12 quedas de energia, com idas e vindas com prejuízo de equipamentos”, disse o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), Ralph Assayag.

Segundo ele, o pagão paralisou o setor com o fechamento de bares, restaurantes, postos de gasolina. “Dois shoppings foram atingidos com fechamento das lojas e da praça de alimentação”.

A falta de energia também afetou alguns serviços essenciais da capital amazonense como o abastecimento de água, internet, telefonia e sinais de trânsito desligados. Cerimônias religiosas foram realizadas a luz de velas.

Em nota, a concessionária Águas de Manaus informou que as estações de tratamento foram atingidas, como a Ponta do Ismael, na Compensa. A empresa informou que hoje (15) pela manhã, 60% do fornecimento estava restabelecido. Os outros 40% são de bairros localizados em regiões mais altas da cidade, onde a água leva mais tempo para chegar nas torneiras das casas.

Além da capital amazonense, outros municípios da região metropolitana também ficaram sem luz, como Iranduba (35km) e Manacapuru (80 km).

O apagão na capital e nas demais cidades se deu por volta das 14h de domingo – segundo nota da Amazonas Energia, às 13h56 -, após um desligamento intempestivo da linha de transmissão que pertence à empresa transmissora.

A partir das 15h10, conforme informações da empresa, ocorreu o desligamento total da subestação Lechuga, que pertence ao Sistema Interligado Nacional. Com isso, houve a interrupção de 85% do fornecimento de energia na capital, e também em Presidente Figueiredo – 107 km da cidade.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia afirmou que foi instalado uma sala de situação para acompanhar o suprimento energético e entender as causas do incidente no estado do Amazonas.

Por meio de determinação do ministério, as equipes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Amazonas Energia iniciaram os procedimentos de recomposição do sistema para o retorno de 100% do atendimento na região.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *