
Em meio a dificuldades de abastecimento, a escassez de equipamentos de proteção é um dos maiores problemas do sistema de saúde do Amazonas. Com o objetivo de amenizar essa carência, a o Centro Universitário Fametro realizou nesta quinta-feira (30), a doação de EPIs para a equipe médica do SPA do São Raimundo e do SPA do Galileia, respectivamente na Zona Sul e Zona Norte de Manaus.
Entre os EPIs estão kits hospitalares, macacão impermeável, protetor facial, luvas, propés, gorros, máscaras comuns e de pano, que foram arrecadados por alunos, professores e colaboradores.
“Essas doações são super importantes para os profissionais de saúde, devido ao que estamos vivendo nesse momento. Precisamos de união, e a equipe de saúde, que está na frente dessa luta, temos que estar protegidos e que possamos dar assistência de qualidade aos pacientes. Os profissionais de saúde agradecem de todo o coração pelo que a Fametro está fazendo pelo SPA e não tenho palavras para descrever o tamanho de nossa felicidade em receber estas doações”, afirmou a técnica geral de enfermagem do SPA do São Raimundo, a enfermeira Antoniana Ferrão.
A Pró-Reitora da Fametro, Cinara Cardoso, enfatiza que essa é uma forma de ajuda aos SPAs que são parceiros da IES no campo do estágio.
“Nestas unidades de saúde, temos parcerias em diversas áreas da saúde, e nesse aspecto que a Fametro está contribuindo e agradecendo as equipes médicas, que sempre receberam nossos alunos”, declarou.
A Coordenadora Adjunta do Curso de Medicina, Maria Eugênia, explica o motivo da instituição está apoiando os profissionais de saúde. “Os projetos sociais sempre tiveram o nome da Fametro, acredito que neste momento não seria diferente. Precisamos ajudar o próximo, sendo solidários e tendo empatia. Essa doação é uma forma que a IES tem de agradecer os profissionais de saúde, que estão na linha de frente, atendendo e que sempre recebem nossos alunos de braços abertos, ajudando os profissionais de atender de forma segura, visando ajudar mais vidas”, explicou.
Além destes dois SPAs da capital, a Fametro irá enviar, no início do mês de maio, EPIs para as cidades de Parintins, Tefé e Tabatinga.