Portal Você Online

Tio de militar encontrado morto no batalhão denuncia tortura

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) aponta que a causa da morte foi hemorragia e uma ferida no pulmão esquerdo

Familiares do soldado Jonatha Correa Pantoja, de 18 anos, encontrado morto no 7° Batalhão de Polícia do Exército (7°BPE), em Manaus, denunciaram que ele foi torturado dentro da corporação. O militar estava de serviço no quartel quando foi encontrado morto com tiro de fuzil, na madrugada desta segunda-feira (3).

A família relatou ao G1, durante o velório da vítima, na Zona Leste de Manaus, que o corpo apresentava perfurações nas costas, nos braços e na cabeça. Familiares acreditam que as marcas são sinais de violência e buscam esclarecimentos acerca da morte do jovem.

O tio de Jonatha, Valdionor Maciel, afirmou que, por trabalhar há muitos anos na área de segurança, reconhece que os hematomas no corpo do sobrinho não foram causados pelo tiro do fuzil. Segundo ele, o soldado foi espancado dentro do batalhão.

“Meu sobrinho foi praticamente assassinado. Tem vários hematomas pelo corpo. Nós não tivemos as informações necessárias pra confortar a família. Queremos que os fatos sejam esclarecidos é que os culpados sejam punidos”, disse.

Segundo o Comando Militar da Amazônia (CMA), o soldado estava de serviço no quartel quando foi ferido por um tiro de fuzil, mas a corporação não informou de onde partiu o disparo. O rapaz foi levado por outros militares em uma ambulância para o Hospital e Pronto-socorro 28 de Agosto, mas não resistiu.

Conforme registro do Centro Integrado de Operações e Segurança (Ciops), o caso está como “morte a esclarecer”. https://portalvoce.com/soldado-e-encontrado-morto-com-tiro-de-fuzil-em-batalhao-do-exercito/

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) aponta que a causa da morte foi hemorragia e uma ferida no pulmão esquerdo.

Em nota, o CMA informou que foi instaurado um Inquérito Policial Militar (IPM) para identificar as causas da morte. Leia a nota na íntegra.

NOTA À IMPRENSA

Este Comando Militar de Área, em complemento à Nota à Imprensa emitida na data de ontem, informa que:
● O Soldado do Efetivo Variável, Jhonatha Correa Pantoja, do 7º Batalhão de Polícia do Exército (7º BPE), estava de serviço no aquartelamento.
● Por volta das 03h05, na madrugada de segunda-feira (03), após ouvido um disparo, o plano de defesa do aquartelamento do 7º BPE foi acionado. O Soldado Jhonatha foi encontrado caído com o seu fuzil, o qual foi recolhido para a perícia do armamento.
● De imediato, o militar foi socorrido, ainda com vida, sendo levado para o Hospital 28 de Agosto. Por volta das 03h30, foi constatado o óbito, na presença do médico, sendo o corpo conduzido ao Instituto Médico Legal (IML), onde foi feita a perícia pelo legista.
● Foi instaurado um Inquérito Policial Militar (IPM), que é acompanhado pelo Ministério Público Militar, para apurar todas as circunstâncias que envolveram o fato.
● O 7º BPE reafirma seu compromisso em estar prestando toda a assistência necessária aos familiares.
● O velório do Soldado Jhonatha ocorreu na Funerária Canaã Infinity, na Av. Camapuã, 126 – Cidade Nova, Manaus/AM. Na manhã desta terça-feira, o corpo será transladado para Borba/AM, onde a família fará o sepultamento.
● A equipe do 7º BPE permanece realizando o apoio irrestrito necessário.
● O Comando Militar da Amazônia lamenta o fato ocorrido e se solidariza com a família neste momento de luto.


Atenciosamente,


COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA
EXÉRCITO BRASILEIRO
“A força do povo brasileiro defendendo a Amazônia”

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *